XEQUE-MATE DO ESPORTE

Memória

Paulo Reda
27/03/2024 às 17:14.
Atualizado em 27/03/2024 às 17:14
Time do Guarani (Reprodução)

Time do Guarani (Reprodução)

Um título importante na história do Guarani, mas que passa despercebido por muitos torcedores, completa 43 anos hoje. Na noite de 27 de março de 1981, uma sexta-feira, o clube conquistava a Taça de Prata ao empatar com o Anapolina por 1 a 1 no Brinco de Ouro. O gol bugrino foi marcado pelo atacante Marcelo Vita. Nomes como Jorge Mendonça, Ângelo, Lúcio, Capitão e Miranda faziam parte da equipe, comandada pelo saudoso Zé Duarte.

Ano histórico 

O ano de 1981 foi importante na história do Guarani. Além de ganhar a Taça de Prata, o time de Campinas teve o grande destaque do Campeonato Paulista. Com 38 gols marcados, Jorge Mendonça se consagrou como o maior artilheiro em uma edição da competição, depois de Pelé. Uma página triste para o clube alviverde no mesmo ano foi a derrota por 3 a 2 para a Ponte Preta na decisão do primeiro turno do Paulista, no Moisés Lucarelli. 

FRASE

"Cada vez mais próximo”

Dudu, atacante do Palmeiras, sobre seu retorno aos jogos

Antidopagem

O advogado especializado em dopagem esportiva, Thomaz Sousa Lima Mattos de Paiva, considera que ninguém ligado ao mundo do esporte deveria estranhar que Gabigol pegasse dois anos de suspensão após deixar implícita uma tentativa de fraude no exame antidoping. “Isso é um procedimento normal e chama-se testes fora de competição e ele está previsto dentro do código (Antidopagem). Você pode fazer os exames de dopagem dentro da competição e fora de competição. Isso é um padrão e acontece com muita frequência e isso é importante no sentido da prevenção”, disse o advogado em entrevista à Rádio Brasil Campinas.

Ninguém a salvo

Segundo o advogado, clubes de Séries A, B, C e D e até atletas de alto rendimento de outras modalidades estão sujeitos a esse tipo de exame. Ou seja, o exame surpresa pode bater a porta de Guarani e Ponte Preta. Sem hora marcada.

Recurso

De acordo com o advogado, o jogador do Flamengo tem direito a requisitar o recurso na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, mas o julgamento vai depender de uma série de fatores. “Ele foi julgado de forma extraordinária pelo TJD Ad, (Tribunal de Justiça Antidopagem) por força do artigo 3303 (itens) A, B e C e do CBA (Código Brasileiro Antidopagem). E a segunda instância nesse caso será na Corte Arbitral do Esporte que ele pode submeter a sua apelação”, explicou advogado, que acha temerário estipular um prazo para a realização do julgamento. “Vai depender da velocidade de como o tribunal suíço conduz esses casos. Pode ocorrer em dois ou três meses ou até sete, oito ou nove meses”, disse.

Obstáculo

A realização da Olimpíada em Paris, em agosto, poderá se transformar em obstáculo para acelerar os trâmites do julgamento do jogador do time carioca. “Estamos à beira de uma Olimpíada e isso impacta até mesmo dentro do tribunal do esporte em função do volume de processos em andamento. Então tudo isso é uma variável que pode impactar no prazo de julgamento do caso”, finalizou o advogado.

De volta

Após atuar pela Seleção Boliviana no FIFA Series 2024, o zagueiro Luís Haquin, da Ponte Preta, voltará hoje aos trabalhos no estádio Moisés Lucarelli. A competição é promovida pela entidade máxima do futebol com a intenção de promover amistosos entre seleções de diferentes confederações que nunca participaram de uma Copa do Mundo. A edição inaugural conta com seis séries diferentes, ocorrendo em cinco países anfitriões durante a janela de jogos da FIFA, com a participação de 20 equipes. A Bolívia encerrou essa etapa com uma derrota por 3 a 2 para a Argélia e vitória por 1 a 0 sobre Andorra.

Fórmula-1 

Os carros de Fórmula 1 só voltam à pista daqui a dez dias, no Grande Prêmio do Japão.Mas os torcedores locais ganharam um bommotivo para lotar as arquibancadas em Suzuka. A equipe RB anunciou ontem que usará o jovem Ayumu Iwasa na vaga de Daniel Ricciardo no primeiro treino livre. Desta maneira, a escuderia terá dois pilotos japoneses, já que conta com Yuki Tsunoda. Estrela em ascensão na Super Fórmula, Ayumu Iwasa, de 22 anos, terminou em quarto lugar na classificação final da Fórmula 2 em 2023.

COLABORARAM: ELIAS AREDES E SILVIO BEGATTI

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por