MUDANÇA

Emissão de novo passaporte começa esta semana

Campinas fará a entrega do novo documento ainda esta semana

Da Redação
05/10/2023 às 08:38.
Atualizado em 05/10/2023 às 08:38
O novo modelo do passaporte brasileiro apresenta diversos recursos que dificultam a sua falsificação, segundo a Polícia Federal (Divulgação)

O novo modelo do passaporte brasileiro apresenta diversos recursos que dificultam a sua falsificação, segundo a Polícia Federal (Divulgação)

A Polícia Federal começa a distribuir esta semana o novo passaporte brasileiro. As novidades, que passam por itens de segurança avançados, incluem marca d'água aprimorada, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificação. Há inclusão de figuras da fauna e flora brasileira e imagens que só podem ser vistas com o auxílio de luz ultravioleta. Campinas fará a entrega do novo documento ainda esta semana. No Exterior, a emissão está prevista para o primeiro trimestre de 2024 em embaixadas e consulados onde o Brasil tem representação. O passaporte é emitido em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.

A última atualização no documento tinha acontecido em 2015, quando ele ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos. Agora, a troca para o novo modelo só será necessária no prazo de validade do passaporte atual. O valor para emissão segue o mesmo. Segundo o site da Polícia Federal, atualmente o custo é de R$ 257,25 para o passaporte comum e R$ 334,42 para os casos de urgência.

De acordo com o delegado chefe da Polícia Federal de Campinas, Edson Geraldo de Souza, o passaporte número 1 será entregue a uma mulher. Quem solicitou o documento a partir de 29 de setembro já receberá o modelo novo. Outra mudança se dá na capa do documento, com a volta do brasão da República e a saída das estrelas do Cruzeiro do Sul. Todas as regiões do Brasil são homenageadas nas páginas internas, que passam a ter mais cores, por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local. Na página com os dados do cidadão, a foto será em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento.

"O passaporte é um dos documentos mais valiosos e representativos da cidadania brasileira. Além de ser um item essencial para viagens internacionais, o passaporte agora ganha ainda mais relevância como documento de identificação nacional. Inspirado nas riquezas e diversidade da cultura e natureza brasileira, apresenta temas representativos de cada bioma pátrio, numa interessante viagem por todo o Brasil através de suas páginas", cita a nota da Polícia Federal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por