Um estudo espanhol arranjou a desculpa perfeita pros cervejeiros de plantão: beber dois ou três copos por dia faz bem à saúde. A ideia é defendida pela Universidade e o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto de Saúde Carlos 3º de Madri, que garantem que uma caneca da bebida ajuda a combater o diabetes, previne a hipertensão e evita ganho de peso.
Rosa Lamuela, uma das médicas responsáveis pela pesquisa, afirmou aos jornais que a cerveja tem uma taxa alcoólica baixa e vários nutrientes que fortalecem e protegem o sistema cardiovascular, como vitaminas, ferro, ácido fólico e cálcio. “Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos”, conta. “Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca.”
O analista de qualidade Francisco Miralles, 32 anos, e o analista de distribuição Rafael Zago, 25, não sabem se o estudo funciona, mas adoraram a “desculpa” pra beber todo dia. “Eu tomo cerveja porque gosto. Não sei se é bom pra saúde”, diz Zago. “Eu já sabia, por isso bebo sempre, estou mantendo a saúde em dia”, brinca a estudate Roberta Pereira, 21.
O médico da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Josivan Gomes diz que o álcool tem ações antioxidantes que, em doses pequenas e diárias, podem ser benéficas pro metabolismo. “Mas não há dados embasados sobre a cerveja, em específico. Sabemos que a taxa de mortalidade entre os que bebem pouco por dia é menor do que os que não bebem nunca. Já os que bebem muito morrem mais que todos.”