| DHTML
PESO: 20Kb FRAME RATE: máximo 12 FPS.
DIMENSÕES:75.000 px de área (incluindo botão fechar) ÁUDIO: Não é permitido qualquer som sem que haja interação do usuário.
EXTENSÃO ARQUIVO: SWF, GIF ou JPG VERSÃO DO FLASH PLAYER : até a versão 10
DURAÇÃO DE ANIMAÇÃO : 8 segundos
MODELO EM FLASH: Clique aqui para o download
BACKUP: Para todas as peças veiculadas no formato SWF
deve existir uma segunda versão no formato GIF ou JPG.
A segunda peça será exibida caso o usuário não tenha
o Flash instalado.

MANUAL:
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| MANUAL DHTML e OUTLIMIT
| Passo a passo

Primeiramente, três novas camadas (layers) deverão ser inseridas no momento da criação do banner, conforme imagem abaixo (Figura 1):

Figura 1

Figura 1

Após a criação das 3 camadas, nomea-las de acordo com a imagem:

1º Camada: rm_actions
2º Camada: rm_botoes
3º Camada: banner

 
| Layers
Cada camada tem uma função específica na programação do banner. Sugerimos a criação de três camadas diferentes para facilitar a compreensão do processo de programação, mas programadores mais familiarizados com programação em Flash e suas particularidades poderão ignorar estes passos e organizar as camadas de acordo com sua necessidade, contanto que o método de implementação das Clicktags seja seguido corretamente.
Abaixo, as camadas e suas respectivas funções passo-a-passo:
A camada rm_actions:
Esta camada contém a ClickTag da peça, e no caso dos banners em formato DHTML ou OUTLIMIT, deverá conter também a action do botão “Fechar”. Ambas as actions deverão ser inseridas no primeiro frame, obrigatoriamente, e não mais diretamente nos botões.
A camada rm_botoes:
Esta camada contém os botões transparentes que sobrepõe a peça e que receberão o click do usuário, conforme imagem abaixo (Figura 2). O ActionScript não deverá ser inserido diretamente sobre estes botões:
Figura 2
Figura 2
Já a camada banner contém o banner em si, conforme imagem exemplificada abaixo (Figura 3):
Figura 3
Figura 3

ATENÇÃO! O banner propriamente dito, assim como todo seu conteúdo, deverá ser inserido em um movieclip no primeiro frame desta camada para garantir que as duas primeiras camadas estarão sobrepostas a ele durante todo o tempo de execução do banner. Somente em casos específicos (como, por exemplo, quando o botão de click só poderá aparecer no final da animação) os botões da camada rm_botoes poderão ser inseridos no movieclip da camada banner.

 
| Inserindo a Clicktag

Após criar as camadas necessárias, clique sobre o primeiro frame da camada rm_actions. Ap ós fazê-lo, pressione a tecla F9 para exibir o editor ActionScript do Flash, e insira o código abaixo (Figura 4):

oas_fechar.onRelease = function() {
getURL("javascript:OASfechar()");
}

clicktag.onRelease = function() {
getURL(_root.oas, "_blank");
}

Figura 4

Figura 4

O código das linhas 1, 2 e 3 no exemplo acima só deve ser inserido caso o banner seja do tipo DHTMLou OUTLIMIT.
 
| Instance Name
Após criar cada botão do banner, os mesmos deverão receber um Instance Name. Na imagem abaixo usamos como exemplo um banner do tipo DHTML ou OUTLIMIT, onde temos o botão maior (que cubrirá toda a extensão do banner e que será responsável pelo click do usuário), e também um botão menor que fechará o banner quando clicado (Figura 5):
Figura 5

Figura 5

Ao clicar sobre cada um destes botões, o seguinte campo se tornará visível no canto inferior esquerdo do Flash (Caso a aba Propriedades não esteja visível talvez seja necessário expandí-la, dependendo da versão do Flash utilizada – Figura 6):

Figura 6

Figura 6

Aqui, abaixo do menu drop-down contendo o tipo do objeto (no caso, um Botão – ou Button, em inglês), temos o campo destinado ao Instance Name do mesmo. É necessário inserir exatamente os mesmos Instance Names referenciados na ClickTag e script do botão “Fechar” (no exemplo abordado neste manual, clicktag e oas_fechar respectivamente), pois caso contrário o clique do usuário não funcionará, tampouco o botão “Fechar”.
Após inserir o Instance Name do botão de clique será necessário repetir o mesmo procedimento no botão “Fechar”, caso o banner programado seja do tipo DHTML ou OUTLIMIT. Depois de seguir estes passos, salve o arquivo e exporte-o. Seu banner está pronto para contabilizar cliques através do Open AdStream.
 
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