FUTEBOL DE BASE

Em busca de talentos, olheiros estão de prontidão

14º Campeonato Municipal de Futebol de Base de Campinas vai até 22 de junho com mais de 1.300 crianças e adolescentes em ação

Esportes Já
29/04/2024 às 10:41.
Atualizado em 29/04/2024 às 10:41
Cerimônia de abertura contou com a participação de equipes e autoridades (Divulgação)

Cerimônia de abertura contou com a participação de equipes e autoridades (Divulgação)

Foi dada a largada para o 14º Campeonato Municipal de Futebol de Base de Campinas, um evento que movimenta as escolinhas e projetos sociais da cidade e atrai a atenção de olheiros. A primeira rodada aconteceu neste sábado e, de acordo com a programação estabelecida pela Secretaria de Esportes, os jogos se estenderão até 22 de junho. Neste ano, houve o acréscimo de quatro agremiações, o que totaliza 20, com cada uma disputando competições no sub-11, sub-13 e sub-15. Serão mais de 1.300 crianças e adolescentes divididos em 60 times que disputarão 144 jogos espalhados em oito campos.

No ano passado, o torneio teve 16 agremiações participantes e a alta procura levou a Secretaria de Esportes a ampliar o número de vagas para 2024. Pelo regulamento, o evento é integrado pelas 20 primeiras escolinhas ou projetos sociais inscritos e as vagas foram preenchidas em apenas três horas no dia 8 de março. A inscrição foi gratuita. “Tivemos ainda uma lista de espera de quatro equipes interessadas”, conta Renata Baronti, coordenadora da secretaria. “Uma semana depois do encerramento das inscrições, houve uma desistência e chamamos a primeira agremiação da lista. Outras três não foi possível atender.” Entre os inscritos, estão clubes, projetos sociais e franquias de clubes como Boca Juniors, Barcelona, Guarani e Ponte Preta.

Os 16 participantes do ano passado se garantiram no evento. Além do Eurobarcelona, LM Soccer e Ponte Preta Paineiras, campeões do sub-11, sub-13 e sub-15 em 2023, respectivamente, estarão em ação: Associação dos Servidores, Ponte Preta Amoreiras, Projeto Bugrinho Estádio, Águias, Cecojam, Projeto Bugrinho Ouro Verde, Ponte Preta Nova Europa, Associação Itajaí, Shalk 09, R9, Ponte Preta Ruy Rodriguez, Projeto Bugrinho Aurélia e Flamenguinho. Já os quatro estreantes são Boca Júnior, Hípica, Clube Bonfim e Revela Soccer. Todos os treinadores envolvidos precisam possuir o certificado de técnico homologado pela FPF ou CBF.

As agremiações foram divididas em quatro grupos de cinco. Na primeira fase, as equipes jogam contra os adversários da chave e os dois melhores se classificam às quartas de final. A partir de então, o torneio é eliminatório. As partidas acontecerão todos os sábados, com exceção do dia 1 de junho, que cairá no feriado estendido de Corpus Christi.

Renata afirma que, apesar da competição ser masculina, também é permitida a participação de meninas, com formação de equipes mistas. Ela conta que o equilíbrio entre os times é grande, principalmente na etapa eliminatória. “Cada campeonato tem suas histórias, marcadas por jogos muito disputados. Na fase final, quase todas as partidas são decididas nos pênaltis”, observa. Ela garante que os derbinhos, disputados com frequência em razão de Guarani e Ponte Preta terem de três a quatro projetos envolvidos na competição, são tranquilos. “Sempre conversamos com os treinadores antes para assegurar a paz.”

Renata destaca o caráter esportivo e educativo do evento. “Com este campeonato trabalhamos a socialização, o respeito, amizade, saúde, disciplina, o saber perder, e a confiança.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por