ESTREIA

Ponte encara desafio de obter vitória na 1ª rodada

Desde 2011, a Macaca não consegue inicar torneio com resultado positivo

Elias Aredes
19/04/2024 às 14:13.
Atualizado em 19/04/2024 às 14:13
Em 2022, a alvinegra empatou com o Grêmio por 0 a 0 (Álvaro Jr./PontePress)

Em 2022, a alvinegra empatou com o Grêmio por 0 a 0 (Álvaro Jr./PontePress)

Disposta a dar continuidade a sua boa performance do Campeonato Paulista, a Ponte Preta terá um obstáculo para superar na largada diante do Coritiba, domingo, às 18 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. Desde a rodada inicial da segundona de 2011, a Macaca não sabe o que é estrear com a conquista dos três pontos.

Desde que a competição passou a ser disputada na fórmula de pontos corridos e com 38 rodadas, a alvinegra participou de 12 edições e com o saldo nas estreias de três vitórias, três empates e seis derrotas, um aproveitamento de 33,33% nos jogos inaugurais.

A saga começou em 2007. O time era comandado por Nelsinho Baptista e conseguiu vencer o Gama pelo placar mínimo, mas infelizmente o ritmo não foi sustentado e a equipe terminou na 11ª posição com 52 pontos.

No ano seguinte, existia um clima de otimismo em virtude da boa participação no Campeonato Paulista, em que a Macaca ficou com o vice-campeonato, mas o ritmo não foi sustentado nos 90 minutos iniciais, quando a alvinegra perdeu por 3 a 0 fora de casa para o São Caetano. Posteriormente, o técnico Sérgio Guedes saiu do clube e abriu espaço para Paulo Bonamigo e Vagner Benazzi, que conseguiram, no máximo, a quinta colocação e os 58 pontos.

Na edição de 2009, por sua vez, a conquista do título do Interior no Paulistão abriu espaço para que o torcedor acalentasse esperança de bom rendimento e na primeira rodada, a equipe venceu o ABC por 2 a 0 no Majestoso.

Na Série B de 2010, o empate por 1 a 1 com o ASA-AL foi o prenúncio de campanha irregular e a equipe terminou com 48 pontos e na 14ª posição e apenas dois pontos à frente do primeiro time rebaixado, o Brasiliense-DF.

No Paulistão, em 2011, a equipe caiu apenas nas quartas-de-final diante do Santos de Neymar enquanto que na Série B, a estreia diante do ASA-AL, conseguiu uma goleada por 5 a 0 e uma campanha que culminou com duas vitórias no clássico diante do Guarani (placares de 2 a 0 no Majestoso e 3 a 0 no Brinco de Ouro) e a conquista do acesso na terceira colocação e com 63 pontos, o primeiro resultado de destaque do técnico Gilson Kleina na alvinegra.

Após duas temporadas na divisão de elite, a Ponte Preta retornou à Série B em 2014 e a estreia diante do ICASA-CE por 1 a 1 trouxe a indefinição sobre o futuro.

Mas a equipe sob o comando de Guto Ferreira soube superar as adversidades e conquistou o vice-campeonato com 69 pontos.

Em 2017, o rebaixamento na divisão de elite com 39 pontos e na penúltima colocação fez a Macaca retornar a Série B, o que produziu decepção nos jogos de estreia. Em 2018, o Paysandu-PA, treinado por Dado Cavalcanti, surpreendeu a Alvinegra e venceu por 1 a 0 em pleno estádio Moisés Lucarelli.

Esses pontos perdidos e outros erros de gestão fizeram com que a Macaca terminasse a competição na quinta posição com 60 pontos.

No ano seguinte, o desafio foi encarar o Coritiba no estádio Couto Pereira e o resultado foi uma derrota por 2 a 0.

A edição de 2020 foi marcada pela pandemia e jogos com portões fechados.

Na estreia, a Macaca perdeu em casa para o AméricaMG pelo placar mínimo, enquanto que em 2021 a equipe não resistiu a força do Brusque em seus domínios e perdeu por 2 a 1.

Nas duas últimas partidas inaugurais, o comando ficou a cargo do técnico Hélio dos Anjos. Após o rebaixamento no Paulistão,em 2022, o desafio era pontuar diante do Grêmio e o empate sem gols deixou a equipe com a sensação de missão cumprida.

No ano passado, entretanto, a derrota por 3 a 0 para o Vitória (BA) foi o estopim para a saída de Hélio dos Anjos, hoje no Paysandu-PA.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por