APRESENTAÇÃO

Música que preenche, ensina e transforma

Projeto ‘Meu Pianíssimo’, desenvolvido pela pianista Gloria Raimondi e o trompetista Islan Santos, leva ensino musical integrativo e performances para novos espaços

Aline Guevara/[email protected]
08/05/2024 às 13:26.
Atualizado em 08/05/2024 às 15:21
Gloria Raimondi e Islan Santos fazem hoje uma apresentação para mães, pacientes e funcionários do Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp

Gloria Raimondi e Islan Santos fazem hoje uma apresentação para mães, pacientes e funcionários do Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp

Quem estiver hoje na sala de espera do Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp (IOU) terá uma agradável surpresa. A pianista Gloria Raimondi e o trompetista Islan Santos fazem, a partir das 14h30, uma ação musical em homenagem ao Dia das Mães. Haverá uma apresentação especial para as mães que estiverem acompanhando os filhos para atendimento de ambulatório infantil, assim como para os pacientes e equipe hospitalar.

Segundo a instrumentista, o repertório escolhido contém obras clássicas da composição erudita, peças curtas de Bach, Beethoven, Chopin, Schumann e do brasileiro Ernesto Nazaré. “Escolhemos músicas mais calmas, por causa do ambiente”, detalha Gloria.

A ação faz parte do projeto ‘Meu Pianíssimo’, que o casal de músicos iniciou em 2021.

São três frentes que compõem o projeto: educação, performance e socialização em experiências culturais, diversas delas em forma de voluntariado. “O convite que recebemos do Dr. Agricio Crespo, diretor do IOU, veio ao encontro do trabalho que a gente vem fazendo”, diz Gloria. Segundo a pianista, um dos objetivos do ‘Meu Pianíssimo’ é levar música para ambientes não tradicionais, como a sala de espera do Instituto. “A gente costuma ouvir a música erudita em auditórios, salas de música, teatros, que são locais muito importantes. Mas queremos compartilhar esse tipo de música em ambientes diferentes também”, explica.

A pianista conta que a falta de hábito de ouvir compositores clássicos está diretamente relacionada à falta de contato com esse estilo musical. “Como criar um público engajado se ele nem sabe do valor que isso tem? Queremos, futuramente, começar a levar a música clássica também para espaços públicos em Campinas”, afirma.

PROJETO ‘MEU PIANÍSSIMO’ 

Uma das principais frentes de atuação do casal de músicos dentro do projeto ‘Meu Pianíssimo’ é a educação musical de crianças pequenas. Já foram mais de 700 alunos nestes três anos. Além das aulas, a dupla promove eventos em grupo, excursões para irem assistir à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e gincanas musicais. “Percebemos que os pais de nossos alunos estão encarando a música como uma necessidade no desenvolvimento das crianças, assim como o esporte”, compartilha Islan.

Outra iniciativa, ligada às ações voluntárias da dupla, foi levar música para uma escola pública infantil durante seis meses. “Eu levei o piano e fiz aulas em grupo, usando o instrumento para ensinar introdução musical”, conta Gloria. A pianista e o trompetista também se apresentam em casas de repouso e outras instituições de pessoas vulneráveis. Eles dividem essas atuações com outras apresentações em eventos particulares.

EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR 

Os dois músicos moraram e estudaram nos EUA e buscam trazer para o ‘Meu Pianíssimo’ experiências que tiveram no exterior, implementando aprendizados vindos de fora. “Lá víamos a música presente dentro das escolas de forma muito forte, enquanto aqui é algo mais pontual, muitas vezes só em colégios particulares. Promover um pouco disso em nossas aulas particulares, mas principalmente em ações de voluntariado em escolas, é um sonho que trouxemos dos EUA”, complementa Gloria. Por causa dessa formação como público desde cedo, explica a pianista, a música e os profissionais da música são mais valorizados pela sociedade norte- americana.

Gloria e Islan também buscam trabalhar outras iniciativas com grupos menores de músicos, menos tradicionais e mais acessíveis do que as estruturas de orquestras, que demandam um grupo grande e muito bem definido de acordo com as necessidades dos instrumentos.

“O aprendizado das crianças quando estão tocando com um ou mais parceiros é diferente, precisa prestar atenção no outro, interagir, se comunicar no olhar e musicalmente. São várias outras habilidades musicais”, detalha o trompetista. A dupla tem muitas ideias e disposição para trabalhar, expandindo o projeto na cidade. O progresso e novos eventos podem ser acompanhados pelo Instagram @meupianissimo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por