PROGRAME-SE

Literatura de cordel inspira curta com estreia em Campinas, Paulínia e Indaiatuba

Terceiro filme da diretora e roteirista Helen Quintans, da RMC, estreia hoje; gravada na Paraíba, produção tem ator de ‘Bacurau’

Aline Guevara/ [email protected]
19/04/2024 às 09:20.
Atualizado em 19/04/2024 às 09:20
A trama de ‘A Lenda dos Cavaleiros da Água’ é inspirada em um cordel sobre a história de Violeta e sua filha que vivem em um sítio isolado pela seca até que suas vidas acabam transformadas pela chegada de três cavaleiros caçadores de nuvens (Divulgação)

A trama de ‘A Lenda dos Cavaleiros da Água’ é inspirada em um cordel sobre a história de Violeta e sua filha que vivem em um sítio isolado pela seca até que suas vidas acabam transformadas pela chegada de três cavaleiros caçadores de nuvens (Divulgação)

O novo filme da diretora e roteirista Helen Quintans (de “A Última Transmissão”) vai estrear nesta sexta-feira (19) em Paulínia, às 21h, com entrada gratuita. Campinas e Indaiatuba também vão ganhar exibições na semana que vem, nos dias 24 e 25 de abril. “A Lenda dos Cavaleiros da Água” é o terceiro curta da cineasta, o primeiro que ela também escreveu, e foi gravado em Monteiro, na Paraíba. A produção teve incentivo do Proac SP 32/2022.

A trama fantástica é inspirada no cordel criado por seu irmão, Samuel de Monteiro. “A Lenda dos Cavaleiros da Água” mostra Violeta e sua filha, Margarida, que vivem em um sítio isolado pela seca até que suas vidas acabam transformadas pela chegada de três cavaleiros caçadores de nuvens. As referências estéticas do filme são do Movimento Armorial (cujo objetivo é realizar uma arte autêntica brasileira baseada nas raízes populares) e a canção final do filme foi composta pelo poeta e repentista Asa Branca do Ceará, pai da diretora.

“Realizar esse trabalho no Cariri paraibano foi mágico. É um trabalho especial porque me permitiu criar conexões com minha família e outras pessoas incríveis que me acolheram e sonharam esse filme junto comigo. Flávio Carnielli foi produtor do filme e foi ele, junto com minha família, que participou ativamente de toda a produção. Minha mãe fez o figurino e meu pai, mesmo já doente, produziu muita coisa além da canção”, conta Helen, que apesar de residir em Paulínia e trabalhar com muitos projetos em Campinas, é nordestina. “O resultado foi um trabalho poético que me representa 100%. As pessoas vão ver o filme e entender qual é o meu estilo de trabalho e quais histórias eu quero contar”, complementa. 

O ator Buda Lira, que trabalhou em “Bacurau” e “Aquarius”, participa da produção. Além dele, o elenco é formado por Reynaldo Soares, Pétala Luana, Violeta Nagai e Clóvys Tôrres. A trilha sonora é assinada por Gilber Souto Maior, que possui um projeto de música Armorial, e também contou com a colaboração dos músicos Luciana Vianna e Eddy Andrade, com a música “Ybir”.

PROGRAME-SE

Estreia do curta-metragem “A Lenda dos Cavaleiros da Água” — Exibições nos dias 19/04, 24/04 e 25/04

Quando: Sexta-feira, 19/04, às 21h

Onde: Cineplex de Paulínia – Av. José Lozano Araújo, 1515, Jardim Nossa Sra. Aparecida, Paulínia

Quando: Quarta-feira, 24/04, às 19h

Onde: Centro de Cultura, Letras e Artes (CCLA) – Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas

Quando: Quinta, 25/04, às 19h30

Onde: Topázio Cinema de Indaiatuba — Rua Quinze de Novembro, 1.200, Centro, Indaiatuba

Entrada gratuita em todas as exibições

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por