Entrada Gratuita

Fabiano Carriero traz a Bahia para Campinas

O artista campineiro inaugura a exposição "BOA! Quem for de paz pode ir", com instalações, entalhes e pinturas inspiradas em sensações que teve em uma recente visita a Salvador

Cibele Vieira/ [email protected]
14/04/2023 às 09:09.
Atualizado em 14/04/2023 às 09:09
Fabiano Carriero ao lado de um dos trabalhos que compõem a nova mostra (Divulgação)

Fabiano Carriero ao lado de um dos trabalhos que compõem a nova mostra (Divulgação)

A Festa de Iemanjá, realizada no início de fevereiro em Salvador, BA, foi a motivação para o artista campineiro Fabiano Carriero conhecer a cidade. Ele tinha bons motivos para isso: é um grande fã do escritor Jorge Amado, do músico Dorival Caymmi e do artista visual Carybé (muralista argentino que morou mais de 50 anos em Salvador). E a viagem não decepcionou, pois ele voltou cheio de ideias, imagens e sensações da vivência de cerca de dez dias junto aos baianos. Tanto que começou a produzir obras exclusivas focadas no que seu olhar captou e as pinturas, esculturas, instalações e escritos poéticos nascidos desta inspiração estão abertos à visitação pública e gratuita na At| Al 609, no Cambuí.

O título da exposição, esculpido e pintado em madeira - "BOA! Quem for de paz pode ir" - é um trocadilho do que observou por lá. 'Boa!' é quase um cumprimento usado pelos baianos, conta Carriero. "Falam isso toda hora, na rua, por onde você anda. E quando fui visitar a casa de Jorge Amaro, lá tinha uma inscrição assim: 'Se for de paz, pode entrar'. Então pensei em usar essas duas citações, com a minha adaptação", relata. As vivências entre os diferentes universos das Cidades Alta e Baixa, com toda história, música e literatura, além do forte sincretismo religioso deixaram em Carriero a sensação de que essa inspiração é infinita. Tanto que, além das 20 obras produzidas para esta exposição, ele já tem uma lista de outras que ainda pretende fazer para deixar suas emoções visualmente registradas. 

Uma das instalações montadas nesta mostra, que fica em cartaz até o dia 5 de maio, é uma rede de pesca sobre madeira, que foi preenchida por objetos adquiridos durante a viagem a Salvador. Outra obra, a maior da exposição, é uma tela de 1,80m X 1,20m com o olhar do artista para a Festa de Iemanjá. "Apesar de ser um evento grande, com muita gente e inúmeros detalhes, optei por fazer uma pintura mais simples, retratando uma Iemanjá com meu traço de brasilidade, em uma canoa carregada por dois pescadores, uma síntese do que vi", comenta.

Carriero é campineiro, tem seu "Ateliê Folha" instalado na Vila Industrial e expõe na Feira do Centro de Convivência aos finais de semana. A exposição individual está instalada no AT|AL|609, um local que abriga atividades em artes visuais desde 1989, de maneira independente.

PROGRAME-SE

Exposição "BOA! Quem for de paz pode ir"

Quando: até 05/05 mediante agendamento pelo e-mail: [email protected]

Onde: AT|AL|609 - R. Antonio Lapa, 609, Cambuí

Entrada Gratuita

Informações: Instagram @609atal ou @carrieroart

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por