"Areias de Portonovo"

Escritor campineiro lança seu primeiro livro em dois idiomas

Romance de JC Petermann conta sua história de imigração e resiliência, com lançamento na Argentina em abril e no Brasil, em maio

Da Redação
26/04/2024 às 12:14.
Atualizado em 26/04/2024 às 12:14
JC Petermann produziu um livro como um tributo às famílias galegas e a todos os imigrantes que buscaram novos horizontes na América (Divulgação)

JC Petermann produziu um livro como um tributo às famílias galegas e a todos os imigrantes que buscaram novos horizontes na América (Divulgação)

"Areias de Portonovo" é o romance de estreia do jornalista e escritor radicado em Campinas, JC Petermann. Ele narra a jornada da família Rey desde a Galiza (uma comunidade autônoma no Noroeste da Espanha) até o Brasil, fazendo da obra um tributo às famílias galegas e a todos os imigrantes que buscaram novos horizontes na América.

Editado pela Caravana Editorial, o livro tem uma edição em português e outra em espanhol, com uma extensa programação de lançamentos, inicialmente em Buenos Aires, Argentina, nesta última semana de abril.

A partir do mês de maio, o autor começará a divulgar sua agenda de lançamentos no Brasil, começando por Campinas, seguindo para Sorocaba e outras cidades.

O romance, que envolve história, cultura e literatura, começa em 1926, quando a família Rey parte de Portonovo (Galiza, Espanha) em direção ao Brasil. Esse era um destino comum para muitos galegos na época, explica o autor.

Ao cruzar o Atlântico, eles embarcam não apenas em uma viagem geográfica, mas também em uma jornada de autodescoberta e adaptação.

A família galega se estabelece em Sorocaba, interior de São Paulo, cidade em pleno crescimento industrial e urbano, e se depara com um mosaico multicultural, de diferentes nacionalidades que se entrelaçam em busca de uma vida melhor.

"Areias de Portonovo não é mais uma história de imigração, é uma celebração da resiliência humana e do poder do espírito comunitário", explica Petermann.

Residente em Campinas, JC Petermann tem formação em Letras — Português e Espanhol e experiência como jornalista e colaborador do Portal Galego da Língua (Santiago de Compostela, Galiza), há mais de 15 anos. Foi idealizador e diretor do Festival Internacional Entreculturas (SESC, 2013), produtor cultural em edições do "Papos de Versos" (Editora Encruza e SESC), e vencedor do 5º Concurso de microcontos "Lebu em pocas palabras"(Chile, 2017), além de ter sido selecionado para a Antologia "O som da chuva" (Editora Tenha Livros, 2022).

A obra "Areias de Portonovo" foi produzida pela equipe formada pelo editor-chefe Leonardo Costaneto, a publisher Elaine Araújo Brito, diagramação de Ytana Mayanne e a imagem da capa foi feita pelo designer Sérgio Soares.

O livro chegou ao mercado latino-americano como "Arenas de Portonovo", com tradução de Juan J. Uribe Balbín e revisão de Jose Osvaldo Nardi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por