#SEXTOUNOCORREIO

‘SomBRafrica’ traz teatro de sombras ao Centro Casarão

Inspirada no poema ‘Navio Negreiro’, a peça será apresentada, gratuitamente, em Barão Geraldo, pela Cia. Quase Cinema

Da Redação
19/04/2024 às 09:17.
Atualizado em 19/04/2024 às 09:17
Espetáculo aborda a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro (Divulgação)

Espetáculo aborda a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro (Divulgação)

Inspirada no poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, a peça “SomBRafrica” será apresentada no sábado (20) em Campinas, gratuitamente, no Centro Cultural Casarão, às 19h. Realizada pela Cia. Quase Cinema a partir de um processo criativo e de pesquisa que se deu em formato híbrido, incluindo uma viagem ao Senegal, o espetáculo aborda a diáspora africana por meio da linguagem do Teatro de Sombras. 

A travessia do Oceano para reencontrar as origens brasileiras levou a Cia. Quase Cinema a descobrir, redescobrir e se aprofundar entre temas, danças, ritmos afro-diaspóricos e imagens que constroem uma narrativa de revelação do protagonismo da cultura africana na formação do povo brasileiro. O grupo compartilha a mensagem de conscientização de uma história de raízes e memória. As sombras remetem ao ritual e apresentam a resiste^ncia dos negros com sua forc¸a e alegria encantadora que, apesar de todo sofrimento, celebram a vida ao som dos tambores. 

“Aqueles que passaram pela porta do não retorno enfrentam, até hoje, um caminho sem volta da construção de um novo mundo”, contam os membros da Cia. Quase Cinema. “A princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, veio no porão dos navios tumbeiros junto com seu povo fundar uma nova nação, trazendo dentro de si, força, coragem e alegria.” 

Os integrantes da Companha destacam que, seja devido as muitas palavras que atravessaram o Atlântico para enriquecer a língua portuguesa, como “cafuné” e “moleque”, seja nas vivências ainda sentidas, a história precisa ser recontada. 

PROGRAME-SE

Espetáculo SomBRafrica

QUANDO: Sábado, dia 20/04, às 19h

ONDE: Centro Cultural Casarão – Rua Aracy de Almeida Câmara, s/n, Barão Geraldo, Campinas

Apresentações gratuitas – Duração de 40 minutos - Classificação: Livre 

Maiores informações em instagram.com/ciaquasecinema/

Coloque na agenda 

✔ Os músicos Eduardo Lobo e Rafael dos Santos interpretam peças brasileiras de câmara e de abertura para improvisação, passando pelo choro e samba-jazz. Local: Rabeca Cultural, na Av. Dona Maria Franco Salgado, n˚ 250, Sousas, Campinas. Ingressos: R$40,00.

✔ A Cia. De Teatro Sotac apresenta no sábado, às 17h, e domingo, às 11h e 16h, a história de Rapunzel, jovem de longas tranças, aprisionada pela bruxa na torre do castelo. O teatro fica na Rua Barão de Jaguara, nº 2, Centro, Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por