MORANGOS MOFADOS
Caio Fernando Abreu em versão online e gratuita
Tá solteiro em pleno dia dos namorados? Caio Fernando Abreu pode ser sua melhor companhia
12/06/2015 - 09h23 | - Atualizado em 12/06/2015 - 09h59 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação.
O autor brasileiro Caio Fernando Abreu
O autor brasileiro Caio Fernando Abreu
Caio Fernando Abreu: amado ou odiado! Seja como for, é um forte escritor contemporâneo e já chegou a ser classificado como a versão masculina de Clarice Lispector. Está na dúvida se gosta ou desgosta? A dica é o livro 'Morangos Mofados', o primeiro romance do autor e seu quarto livro de contos, sendo considerado sua obra-prima pela crítica literária. 

Você também poderá se interessar por:
- 10 sites para baixar livros gratuitamente
- 11 livros de Nicholas Sparks que viraram filme  

Escrito em 1982 e aclamado como o melhor livro daquele ano pela revista 'Isto É', em 'Morangos Mofados', focalizam-se personagens socialmente excluídos ou marginalizados por seu comportamento. A obra é dividida em duas partes. A primeira, intitulada "O Mofo", é constituída de nove histórias que contemplam a ditadura militar e a repressão à liberdade e ao direito de opinião, escarafunchando sentimentos rejeitados pela sociedade e reprimidos nos indivíduos. Na segunda parte, "Morangos", o autor mostra que há solução para os traumas impostos pelas circunstâncias sociais e fornece, em oito contos, um fio de esperança aos personagens, que encontram um sentido para viver.  

Foto: Divulgação.
Trecho do livro 'Morangos Mofados', de Caio Fernando Abreu
Trecho do livro 'Morangos Mofados', de Caio Fernando Abreu
 
Sinopse: 'Os contos de 'Morangos Mofados' mostram a fé fundamental que iluminou o projeto libertário da contracultura. A fé que orientou o sonho cujo primeiro grande impulso vem dos 'rebeldes sem causa' de Elvis e Dean; que se define em seguida com a 'grande recusa' da sociedade tecnocrática pelo flower power ao som dos Beatles e dos Rolling Stones; e que ganha, de forma inesperada, uma nova e mágica força no momento em que Lennon declara dramaticamente: o sonho acabou. Os 'Morangos Mofados' têm uma irresistível atualidade. Modificando caminhos percorridos, põem em cena uma possível pontuação para essa história, ou, como esclarece o conto 'Os companheiros': 'Uma história nunca fica suspensa, ela se consuma no que se interrompe, ela é cheia de pontos finais.' Heloisa Buarque de Holanda

Clique Aqui para ler Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu

Veja também