BRASILEIRA
Bebel Gilberto canta no festival de Jazz de Montreal
A 36ª edição do festival prevê cerca de mil shows e a reunião de músicos de todo o mundo
03/06/2015 - 15h18 | - Atualizado em 03/06/2015 - 18h50 Agência Estado
faleconoscorac@rac.com.br
A cantora brasileira Bebel Gilberto, Al Di Meola, Beirut, Kat Edmonson e Stanley Clarke estão entre os músicos convidados no Festival Internacional de Jazz de Montreal, entre 26 de junho e 5 de julho.
A 36ª edição do festival, um dos mais importantes da América do Norte neste gênero, prevê cerca de mil shows e a reunião de músicos de todo o mundo.

A banda americana Beirut, cujo som indie folk tem uma forte sonoridade jazzística, marcará o início destes 10 dias de festival, com um show ao ar livre na praça das artes da cidade, onde tocará temas de seu novo álbum.

Os 600 shows gratuitos representam "o coração do festival", disse Jacques-André Dupont, encarregado do evento, cuja "missão é popularizar o jazz e seus gêneros próximos".

O baixista Avishai Cohen, acompanhado de um pianista e um baterista, dará três shows; o roqueiro de origem norueguesa Sondre Lerche dará quatro recitais e Bebel marcará seu retorno a Montreal - sua última visita foi 15 anos atrás -, levando seu som com tempero de bossa-nova.

O encerramento, uma noite em homenagem ao 'bluesman' falecido recentemente B.B. King, será celebrado em 5 de julho, com músicos como Bob Walsh, Jordan Officer e Kim Richardson.