ERGONOMIA

Técnica ajuda a prevenir doenças no ambiente de trabalho

Ortopedista comenta sobre os benefícios da técnica para profissionais de diversas áreas
Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Má postura é principal causa de dores na coluna no ambiente de trabalho
Má postura é principal causa de dores na coluna no ambiente de trabalho
Dores na coluna, bursites, tensões musculares, dores articulares são alguns dos sintomas apresentados por pessoas que não possuem um ambiente de trabalho ergométrico. Estas doenças estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho entre os profissionais de diversas áreas, porém, existem outros fatores de risco como stress, movimentos repetitivos e a má postura. Para melhorar esse quadro existe a ergonomia, uma técnica que relaciona a interação do ser humano com os locais de trabalho que busca a melhor maneira para executar um trabalho e suas tarefas.

O ortopedista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Marcelo Zaboroski explica que ela é uma técnica que pode auxiliar o homem a desempenhar suas ações no trabalho preservando sua saúde, “Devem-se levar em conta os aspectos físicos como as ações em repetição, postura, força e cognitivos como o nível de atividade mental exigido para desempenhar suas tarefas. Nós aplicamos técnicas de adaptação no trabalho, ensinando formas eficientes e seguras de desempenhá-lo, visando o bem-estar o que consequentemente aumenta a produtividade”.

A técnica que surgiu especificamente para evitar doenças previne tanto lesões físicas como cognitivas. “Torcicolos, tendinites, traumas e amputações são exemplos de lesões físicas. Já as cognitivas temos como exemplo o stress, déficit de atenção, depressão e como consequência o erro humano”, ressalta o Dr. Marcelo Zaboroski. Algumas empresas possuem programas de atividades físicas laborais, cursos e oficinas sobre o assunto, mas é sempre indicado que o profissional fique atento a sua postura e busque realizar atividades físicas que ajudem a fortalecer os músculos.

Estudos e pesquisas de várias entidades e Institutos revelam que um ambiente de trabalho saudável favorece a produtividade dos seus empregados. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde um local de trabalho saudável é aquele em que trabalhadores e gestores colaboram em um processo contínuo de melhoria protegendo e promovendo a saúde, bem-estar, segurança e sustentabilidade. Para o ortopedista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, “É fundamental um bom ambiente de trabalho, uma vez que é o local onde passamos boa parte do dia, assim quanto melhores as condições, mais produtivo é o trabalho, menor é o desgaste do profissional e o risco de ocorrências de patologias”.

Veja também