BEBEU DEMAIS?

Como eliminar o álcool do organismo e curar a ressaca

Além de alimentos específicos, ingerir água é importantíssimo para hidratar o corpo
Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
A ingestão de água é importantíssimo para a hidratação do corpo e auxilia a eliminar o álcool do organismo
A ingestão de água é importantíssimo para a hidratação do corpo e auxilia a eliminar o álcool do organismo
Em clima de festa junina, resistir ao quentão e ao vinho quente é missão quase impossível. Isso quando não tem a tradicional cervejinha para acompanhar. O problema, é que em festas típicas como esse, a mistura de doces e bebidas alcoólicas acaba desestruturando o organismo e causando não só a ressaca no dia seguinte, como também uma verdadeira má digestão. Então, que tal aproveitar essa semana para se recuperar e manter seu organismo em bom funcionamento outra vez?

Você também poderá se interessar por:
- Conheça 5 frutas que exterminam a celulite
- 5 sucos que prometem ajudar na eliminação da gordura localizada 

A boa alimentação é indispensável para manter-se saudável. Quando fazemos a ingestão de bebidas alcoólicas, independente da dose, estão ingerindo também uma substância tóxica para o organismo, em especial para o cérebro e para o fígado. Isso porque o álcool inibe a absorção de muitos nutrientes e irrita a mucosa do estômago e do intestino, tornando as pessoas mais propícias à úlcera e gastrite.

O site 'Sua Dieta' listou 10 alimentos que colaboram para recuperar seu organismo do pós-festa e repor a energia perdida por conta da bebida alcoólica. Olha Só:

1 – Suco de tomate
A fruta é um ótimo repositor de minerais essenciais para o corpo voltar a funcionar normalmente. Quando misturado à água, ele repõe, também, a ausência hídrica.

2 – Alho
Ninguém é capaz de comer um dente de alho, mas você pode apostar em chá de alho. Apesar do gosto não ser atrativo, ele é ótimo para regularizar o aparelho digestivo e acabar com aquela sensação de náusea.

Você também poderá se interessar por:
- Receitas caseiras para eliminar olheiras 
- A dieta que mudou o corpo de Bruna Marquezine  

3 – Suco de laranja
Um estudo do British Medical Journal revelou que, por ser rica em vitamina C, a laranja auxilia o fígado na quebra das moléculas do álcool.

4 – Banana
Uma pesquisa norte-americana mostrou que doses altas de vitamina B6 são capazes de reduzir os sintomas da ressaca. Uma banana possui metade da quantidade diária ideal desse nutriente, além de ser uma ótima fonte de potássio.

5 – Atum
Este peixe contém enzimas capazes de mandar para bem longe aquela dor de cabeça insuportável consequente da ressaca. Um filé pequeno de atum já faz efeito! Nada das versões enlatadas, que são repletas de sódio e óleo!

Você também poderá se interessar por:
- 08 remédios que parecem inofensivos mas não são
- Benefícios da medicina chinesa para uma vida equilibrada

6 – Sementes de abóbora
Este é outro santo remédio para a dor de cabeça. As sementes agem diretamente no cérebro acabando com a ação constritora das artérias causada pelo excesso de álcool.

7 – Gengibre
Esta é uma opção excelente para acabar com aquela dor no corpo. Prepare um chá de gengibre e restabeleça o funcionamento do seu organismo.

8 – Chocolate
Se o seu corpo precisa de glicose, nada melhor do que apostar num chocolate, concorda? Aproveite a deixa e delicie-se! Mas, nada de exageros. 25 gramas já são suficientes!

9 – Mel
Fornece o sódio, o potássio e a frutose necessários para o restabelecimento do seu corpo depois de uma noitada, de acordo com a Real Sociedade de Química britânica.

10 – Iogurte natural
Quando a gente exagera na bebida, nosso organismo fica com deficiência de vitamina B5, matéria-prima essencial para mantê-lo funcionando. Rico neste nutriente, O iogurte é o alimento ideal para espantar o mal estar.

Veja também