SAÚDE

Terapia comportamental é eficaz contra insônia, diz estudo

Estudos científicos publicados na revista científica Annals of Internal Medicine, mostram que pessoas tratadas com a terapia cognitivo comportamental dormem mais rápido
Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Terapia comportamental é eficiente contra insônia, afirma estudo
Terapia comportamental é eficiente contra insônia, afirma estudo
Pessoas que sofrem insônia enfrentam não só dificuldades para pegar no sono como também para conseguir manter a qualidade e o tempo mínimo necessário para um bom descanso. 
Estudos científicos publicados na revista científica Annals of Internal Medicine, mostram que a terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma potente arma para as pessoas que não conseguem dormir. O TCC trabalha com a mudança de hábito do paciente e com a reprogramação de sue cérebro que 'aprende' a pegar no sono.
O estudo da revista científica acompanhou 1.162 pessoas com insônia crônica. Segundo o levantamento, pacientes que foram tratados com TCC adormeceram 20 minutos mais rápido e conseguiram ficar 30 minutos a menos acordados durante a madrugada (em comparação aos que não foram tratados pelo método.
Além disso, os voluntários que participaram da pesquisa relataram uma melhora de 10% na eficiência do sono.
De cordo com os médicos, a grande vantagem da terapia é que as pessoas que têm insônia não precisam ficar dependentes de remédios para dormir.