CUIDADOS

A importância da lavagem correta dos cabelos

Terapeuta capilar explica a importância de lavar os fios diariamente de forma adequada para prevenir problemas como queda e seborreia
Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria
O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria
Por mais simples que pareça, a hora de lavar os fios requer uma atenção especial. Alguns truques garantem um couro cabeludo saudável e previnem problemas como seborreia e queda constante dos fios. A terapeuta capilar Sônia Mesquita afirma que a maioria das pessoas faz a assepsia de forma incorreta, o que contribui para o acúmulo de substâncias e sujeira, que impedem a circulação e oxigenação do couro cabeludo.

Muitos não sabem, mas uma das causas da queda de cabelo é a falta de assepsia diária. Segundo Sônia, que atende clientes com problemas capilares em dois espaços que levam seu nome em São Paulo e Fortaleza (CE), os cabelos devem ser lavados diariamente para evitar o acúmulo de sujeira e placas de gordura, o que fecha os poros do couro cabeludo e acarreta a queda.

Outro ponto é lavá-los e, com o xampu, não fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos, mas sim com as unhas, porém de leve para não causar ferimentos, assim a sujeira será removida da placa do couro cabeludo e não 'empurrada' para entupir o sistema de oxigenação.

"O couro cabeludo deve receber o mesmo cuidado que temos com outras partes do corpo, onde a higiene é feita diariamente. Se há uma assepsia correta, com produtos direcionados para cada tipo de cabelo, a oxigenação e a circulação do sangue aumentam, diminuindo problemas futuros que, se não tratados, podem ocasionar doença graves", explica a tricologista.

Para os jovens, os cuidados devem ser redobrados. Produtos químicos em grande quantidade, somados ao estresse do dia a dia, podem fazer o couro cabeludo sofrer com a falta de cuidado e começar a cair em grandes quantidades.

Sônia alerta para os cuidados específicos que as pessoas com muito cabelo devem ter: "Quanto mais cabelos, mais cuidados deve-se ter. Além de lavar os fios todos os dias, deve-se cuidar para que o couro cabeludo não tenha acúmulo de umidade, pois isso afeta a respiração dos fios, deixando-os fracos e mais propensos à queda".

Veja também