ALIMENTAÇÃO E SEXO

4 grupos de alimentos que ajudam a aumentar a libido

Além de serem fontes de nutrientes essenciais, alguns alimentos impulsionam a produção de neurotransmissores e hormônios relacionados à sensação de prazer
11/06/2015 | - Atualizado em 11/06/2015 - 11h26 Portal RAC
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Foto: Divulgação
A banana contém uma enzima chamada bromelina que tem um efeito positivo na libido promovendo sua melhora
A banana contém uma enzima chamada bromelina que tem um efeito positivo na libido promovendo sua melhora
Embora as pessoas nem sempre associem a alimentação ao sexo, ela interfere diretamente na libido e no desempenho sexual. Segundo a Dra. Myrna Campagnoli, especialista em endocrinologia que integra o corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, alguns alimentos atuam positivamente na nossa saúde, estimulando a produção de neurotransmissores e hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer, influenciando no bom funcionamento dos órgãos genitais e até da fertilidade.

“Para quem procura melhorar o desempenho sexual, o segredo está em combinar certos alimentos-chave, que influenciam no desempenho sexual”, afirma a especialista. Embora não haja comprovação científica de que alimentos isolados despertem estímulos sexuais, alguns fatores comprovadamente prejudicam o desempenho sexual. O excesso de gorduras na alimentação é um deles.

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“Vale ressaltar que os hábitos de vida também interferem na saúde sexual. O sedentarismo, o estresse, excesso de álcool, cigarros e o uso de drogas reduzem o prazer e prejudicam o funcionamento dos órgãos sexuais”, complementa a médica. Além disso, algumas doenças, como o diabetes, sobrepeso e obesidade, problemas cardíacos e desequilíbrios hormonais também têm efeito negativo no sexo.

O ideal é manter a alimentação saudável, balanceada e variada. “O bom desempenho sexual é fruto de uma vida regrada, com a manutenção de bons hábitos todos os dias, e de uma alimentação balanceada”, finaliza a especialista.

Abaixo, Dra. Myrna lista alguns alimentos que devem fazer parte da rotina de quem quer apimentar a relação:

1. Fontes de zinco: Melhoram a produção do hormônio testosterona, que é essencial para a função sexual e reprodutora masculina, sendo também importante para a libido e fertilidade feminina. Ele é encontrado nas leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, semente de abóbora e soja).

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2. Estimulantes dos “hormônios da felicidade”: Sabe aquela sensação boa que dá logo após comer um pedaço de chocolate? Ela é gerada devido à produção de serotonina, hormônio relacionado ao prazer. Por isso, consumir alimentos que estimulam essa produção hormonal ajuda a afastar o stress e só tende a contribuir para a libido. Outras boas fontes são: Aveia, banana, leguminosas, frutas oleaginosas, folhas verdes escuras, pimenta, e frutas cítricas, como a laranja e o caju.

3. Alimentos fontes do complexo B: As vitaminas B6 e B12, contribuem para as atividades cerebrais e ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Esses nutrientes podem ser encontrados principalmente nos ovos, leite e carnes.

- Canela e gengibre: Aumentam o metabolismo e ativam os hormônios sexuais.