COMPORTAMENTO

4 passos para fortalecer a sua inteligência emocional

Aprenda como desenvolver e estimular a sua inteligência emocional para ter sucesso no trabalho e na vida pessoal
02/06/2015 | - Atualizado em 02/06/2015 - 10h06 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Saber trabalhar seu lado emocional, controlando pontos fracos e enaltando pontos fortes é diferencial na vida pessoal e profissional
Saber trabalhar seu lado emocional, controlando pontos fracos e enaltando pontos fortes é diferencial na vida pessoal e profissional
O que torna algumas pessoas mais bem-sucedidas que outras no trabalho e na vida? QI e ética são importantes, mas não é tudo. Nossa inteligência emocional - o modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros - pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso.

Você também poderá se interessar por:
- Seis conselhos budistas para uma vida equilibrada e feliz
- Como alcançar a paz interior e afastar a angústia e a ansiedade

Segundo especialistas, existem vários tipos de inteligência. Dentre elas, a inteligência emocional é, certamente, uma das mais importantes e valorizadas no cenário profissional. Muitos funcionários são valorizados por saberem como trabalhar em equipe, lidando com outros colegas e aprendendo com os seus erros.

Se você deseja fortalecer esse tipo de inteligência para aumentar a sua capacidade de liderança, confira a seguir 4 dicas práticas que podem te ajudar:

1 - Preste atenção nas suas atitudes
Procure manter a atenção focada no seu comportamento, dentro e fora do ambiente profissional. Faça uma análise das suas próprias ações, e do modo como você trata as pessoas ao seu redor.

Você também poderá se interessar por:
- Ciro Porto reflete sobre a relação do homem com a Natureza  
- Como encontrar o equilíbrio emocional em três passos essenciais

2 - Controle as suas reações
Procure controlar as suas respostas para o que acontece a sua volta. Preste atenção no modo como você reage a diferentes situações do dia a dia, e evite tomar decisões que serão prejudiciais a você no futuro.

3 - Acredite no seu próprio potencial
Acreditar em si mesmo lhe dará forças para enfrentar os diferentes desafios com os quais você encontrará no dia a dia. Ao ser confiante, você acaba mentalizando a sua capacidade para lidar com os problemas e resolvê-los mais facilmente.

4 - Aprenda a valorizar os seus colegas
Aprenda a considerar as pessoas que estão ao seu redor. Coloque-se no lugar do outro, preste atenção nos seus colegas, tratando-os com respeito. Valorize a comunicação, pois a interação é algo fundamental, sobretudo no ambiente de trabalho.

Veja também