SAI, ZICA

7 dicas infalíveis para desarmar os invejosos

Zica, agouro, olho gordo, cobiça, mau-olhado... Tanto faz o nome, o sentimento é o mesmo
01/06/2015 | - Atualizado em 01/06/2015 - 14h50 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Procure olhar para o invejoso com atenção, mostrar-lhe que ele também é capaz de ser feliz e que o bem-estar está dentro de si mesmo
Procure olhar para o invejoso com atenção, mostrar-lhe que ele também é capaz de ser feliz e que o bem-estar está dentro de si mesmo
Quem nunca ouviu dizer que quanto menos se disser sobre sua vida, maior a probabilidade de tudo correr bem? Não é a toa que esse dito popular permeia até hoje em nosso dia a dia. Para a escritora e parapsicóloga Elizabethe Biscarra, a frase 'a inveja mata' faz todo sentido e deve ser levada a sério. Em seu livro 'Os Invejosos', publicado pela editora Pandorga, a autora explica como a inveja pode destruir vidas e transformar pessoas com potencial para crescer em verdadeiros reféns deste sentimento corrosivo.

Você também poderá se interessar por:
- 07 atitudes que esgotam sua energia
- Os benefícios da espiritualidade para o bem-estar

Segundo o dicionário, a inveja se conceitua como um misto de desgosto e ódio pela prosperidade e felicidade de outrem. Estudos já mostraram, inclusive, que quem vive tenso, se incomoda demais com o sucesso alheio e deixa o ódio tomar conta do seu coração está mais sujeito a doenças emocionais e cardíacas que podem reduzir a expectativa de vida em até cinco anos. Mas afinal, como viver sua felicidade e aprender a lidar com o invejoso? É isso que lista a autora Elizabethe Biscarra:

1. O velho ditado: não retribua ódio com ódio
Ao sentir um ser invejoso no ambiente, combata essa energia negativa sendo positivo, exaltando suas qualidades, elogiando e sendo amável com o invejoso, pois, no fundo, não passa de um ser carente e inseguro.

Você também poderá se interessar por:
- Como encontrar o equilíbrio emocional em três passos essenciais
- Como superar o desafio de ser pai e mãe, sem deixar de ser marido e mulher

2. Seja dono de seu corpo e use-o para expressar sentimento
Nossos olhos são os órgãos da percepção imediata. Doe brilho, presenteando o invejoso com aquele sentir amistoso, com luz no olhar, sendo verdadeiro, doando amor... O invejoso precisa de sinceridade, alertando-o para o poder da luz e não da escuridão. Desperte o invejoso para a beleza do mundo positivo; somos seres humanos, iluminadamente amorosos.

3. Pensamento atrai
Quando estiver com o invejoso, mentalize para ele prosperidade, compreensão, paz interna. Abrace-o e diga o quanto ele é capaz de tornar-se um ser cada vez melhor, fazendo-o perceber suas infinitas possibilidades, o quanto é inteligente. E assim sendo, tudo o que deseja pode sim se tornar realidade.

4. Seja um psicólogo 
Pesquise e observe o outro se perguntando: 'Do que ele precisa? O que mais lhe frustra:'. Dessa forma, com paciência, tente mostrar-lhe o caminho com palavras de motivação para o sucesso da conquista.

Você também poderá se interessar por:
- 08 remédios que parecem inofensivos mas não são
- Complexo de Inferioridade: entenda o que é e saiba como se livrar dele

5. Ame como gostaria de ser amado
No momento em que estiver ao lado de um invejoso, doe felicidade, instantes agradáveis, porque o invejoso inveja por ignorância, às vezes por frustrações, e também porque ainda não encontrou a felicidade que ele vê no outro, aquilo que ele ainda não recebeu. Não custa sorrir. Sorrir é o melhor remédio. Deixe-o desarmado de tantos sorrisos, assim ele não terá tempo para invejar. Imagine o bem que estará fazendo também para você e para todos ao seu redor.

6. Energia positiva sempre
Seja adorável, elevando seu nível energético positivo ao ponto que destrua as camadas energéticas negativas, inibindo a ação do olho das trevas do invejoso. O poder é seu, o poder está no seu sentir e na luz do seu olhar.

Você também poderá se interessar por:
- Por que o Facebook é tão viciante? 
- 7 Filmes que todo psicanalista e amantes do inconsciente deveriam ver

7. Ame a si mesmo e amará o próximo
Para ficar imune às ações dos invejosos, olho gordo, maus olhados, ou vampiros psíquicos só tem uma maneira: amar a si mesmo e depois amar com a mesma intensidade todos ao nosso redor. Todos. Eu disse: todos. Independentemente de serem seres negativos ou positivos.

Veja também