PROCESSO SELETIVO

Como se destacar em uma entrevista de emprego

Quer mostrar todo seu potencial e ser notado pelos gestores? Confira as dicas
19/06/2015 | - Atualizado em 19/06/2015 - 10h53 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
É importante saber quais estratégias utilizar para alcançar seu objetivo profissional
É importante saber quais estratégias utilizar para alcançar seu objetivo profissional
Um dos maiores objetivos dos profissionais é conseguir se destacar no mercado de trabalho e, consequentemente, atrair a atenção dos superiores. Como a concorrência é grande dentro e fora das empresas, algumas ações são fundamentais para se destacar em meio a tantos candidatos que serão entrevistados.

No entanto, é importante saber quais estratégias utilizar para alcançar o objetivo, caso o contrário a pessoa pode apenas atrair a atenção para os defeitos que você tem. Para conseguir valorizar sua atuação frente aos gestores, confira as principais dicas:

1. Não enfatize a pouca experiência profissional
Os gestores buscam pessoas com perfis específicos, capazes de desenvolver um bom trabalho se conseguirem a vaga para qual se candidataram. Durante a entrevista, você pode citar que não tem experiência, se for a busca pelo primeiro emprego, ou que ainda é novo no mercado, mas deixe claro que este não é um empecilho. De preferência, só comente esse assunto se for perguntado, além de deixar claro que está disposto a aprender tudo que desconhece.

2. Pontue seus diferenciais
Algumas características são básicas a todos os candidatos, ou seja, quem não as têm não é concorrência para a vaga. Por isso, você precisa saber demonstrar para o recrutador que tem habilidades inexistentes nos concorrentes. No entanto, tome cuidado para não parecer pedante e foque em contar as que você consegue comprovar.

3. Arrisque-se
Pense em riscos que valham a pena, ainda mais quando, em termos de experiência, você não é tão competitivo quanto os outros candidatos. Veja o que poderá fazer você se destacar para o gestor. Uma dica é que você impressione com um currículo diferente, se você achar que cabe dentro do perfil da vaga para a qual está concorrendo.

4. Seja cuidadoso
Ao enviar uma carta de apresentação ou o currículo profissional, revise-o muitas vezes, para garantir que não terá problemas em relação a erros ortográficos. Além disso, pondere suas palavras durante a entrevista, para garantir que não diga nada que seja o motivo para sua não contratação.