SAUDÁVEL

Vitaminas e minerais ajudam a aumentar a imunidade no inverno

No cardápio devem estar presentes frutas cítricas, brócolis, couve e pimentão
26/05/2015 | - Atualizado em 26/05/2015 - 11h18 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Uma boa opção para o consumo de frutas, é transformá-las em suco
Uma boa opção para o consumo de frutas, é transformá-las em suco
As temperaturas mais frias estão chegando e com elas as tradicionais gripes e resfriados. Um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada são fundamentais para fortalecer o organismo e reduzir o risco dessas doenças. O consumo, principalmente, de alimentos ricos em vitaminas e minerais pode garantir um inverno mais tranquilo.

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"As frutas cítricas como laranja, acerola e kiwi, além do brócolis, couve e pimentão são ricas em vitamina C, antioxidante que tem efeito direto sobre as bactérias e vírus, ajudando a aumentar a imunidade. Eles também são excelentes fontes de vitamina A, que tem ação anti-inflamatória, e dos minerais zinco e selênio, que melhoram a resistência do organismo", afirma a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira.

A nutricionista alerta ainda que alimentos ricos em açúcar e gordura, como fast foods e alimentos industrializados, devem ser evitados, já que não possuem os nutrientes necessários e seu consumo frequente pode até diminuir a imunidade.

Confira quais alimentos devem compor o cardápio ideal para manter a saúde em dia neste inverno:

Frutas: laranja, limão, abacaxi, acerola e kiwi;

Verduras: agrião, espinafre, couve, brócolis e rúcula;

Legumes: tomate, cenoura, beterraba, pimentão amarelo, lentilha e chuchu;

Cereais: arroz integral, semente de girassol, soja e milho;

Condimentos: alho, açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa, tomilho, louro, manjericão, manjerona, orégano, pimenta, gengibre e alecrim;

Outras fontes: fígado, peixe, frango, gema de ovo e nozes.

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