BEM-ESTAR

Dicas simples para proteger a pele do colo

Pele da região tem maior sensibilidade e propensão a sofrer danos
26/05/2015 | - Atualizado em 26/05/2015 - 10h50 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Depois do rosto e do pescoço, o colo é uma das regiões do corpo que ficam mais aparentes na mulher
Depois do rosto e do pescoço, o colo é uma das regiões do corpo que ficam mais aparentes na mulher
Depois do rosto e do pescoço, o colo é uma das regiões do corpo que ficam mais aparentes na mulher. Por ser uma região sensível, e que acaba tendo maior risco de exposição à luz do sol, pode sofrer com a ocorrência de manchas, rugas e outros danos à pele. Portanto, é fundamental conhecer os principais cuidados a serem adotados para preservar a saúde e a beleza da pele dessa área “nobre”.

De acordo com a dra. Manuele Lemos, dermatologista consultora de Spotner, da MIP Brasil Farma, a hidratação e a proteção solar são cuidados básicos que nunca podem ser deixados de lado, em qualquer idade. “Aplicar diariamente um creme hidratante é um cuidado simples que ajuda a prevenir danos. Outro hábito importante é o uso diário do filtro solar, mesmo em dias nublados”, explica.

Você também poderá se interessar por:
- Celulite: Ela chega sem avisar, mas quem controla é você
- Limpeza facial: aprenda a retirar impurezas da pele em casa

Segundo a especialista, a proteção solar é fundamental porque a exposição constante da pele aos raios ultravioletas UVA e UVB, além de favorecer o aparecimento de manchas e rugas, ainda acelera a perda de colágeno pela pele, resultando na indesejada flacidez.

Outra dica é evitar a água quente nessa região durante o banho, já que ela aumenta ainda mais a sensibilidade da pele. Fazer esfoliações periódicas, uma vez por semana ou a cada 15 dias, também ajuda a manter a saúde do colo, eliminando as células mortas. Segundo a consultora, as cápsulas de vitaminas e antioxidantes, que combatem radicais livres, também podem ser aliadas, já que previnem o envelhecimento da pele.

Você também poderá se interessar por:
- A importância da esfoliação para uma pele bonita e saudável
- Rotina completa de beleza para manter a pele sempre linda e saudável

Alternativas para eliminar manchas

De acordo com a dra. Manuele, o ideal é investir na prevenção, evitando a aparição das manchas e rugas com uma rotina diária de cuidados a longo prazo. No entanto, se mesmo apesar dos cuidados, ou devido à falta deles, a pele já sofreu algum tipo de dano, como a hiperpigmentação (áreas escurecidas) e manchas senis, existem alternativas seguras que podem ser feitas em casa (opção mais em conta para o bolso) ou nos consultórios médicos, a fim de minimizá-las ou eliminá-las.

Você também poderá se interessar por:
- 3 passos para remover de vez os cravos do rosto
- Aprenda a remover cravos do rosto sem agredir a pele

A opção mais prática para as mulheres que já possuem áreas escurecidas, e que é recomendada pela consultora, é o uso da caneta clareadora. “Spotner age nas áreas escurecidas da pele, minimizando as alterações pontuais na pigmentação causadas pelo sol ou pela idade”, afirma a médica.

Veja também