SAÚDE

7 Coisas que acontecem quando você não bebe água

Mas atenção: a ingestão de água em excesso também não é saudável
22/05/2015 | - Atualizado em 22/05/2015 - 12h13 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
A água é um ótimo hidratante natural, que age de dentro para fora
A água é um ótimo hidratante natural, que age de dentro para fora
Água é o ingrediente mais importante para a sobrevivência de nossa espécie. Tanto que o corpo do próprio ser humano é formado por 70% de água. Dessa forma, se não bebemos água suficiente, nosso corpo começa a 'roubar' água de alguns órgãos para suprir a necessidade dos tecidos. As informações são do site 'Melhor com Saúde'. 

Você também poderá se interessar por:
- 07 atitudes que esgotam sua energia
- 08 remédios que parecem inofensivos mas não são
O que muita gente não sabe é que ela regula a temperatura corporal, o funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório e digestivo, hidrata, eliminas as toxinas e impede que o acúmulo delas reflita na saúde e na pele, te deixando mais bonita. 

O site 'M de Mulher' fez um levantamento com base num estudo feito pelo Instituto de Medicina de Nova York, que mostrou que os nove copos de água por dia (cerca de 2 litros) e todas as viagens ao banheiro geradas por ele, fazem muito bem para sua saúde. Os motivos, a gente já conhece. Mas para relembrar, listamos 7 coisas que acontecem com o nosso corpo quando estamos desidratados:
1. Problemas (sérios) de saúde
O consumo adequado de água está associado a diminuição da probabilidade de pedras do rim, câncer e ataques cardíacos. 

Você também poderá se interessar por:
- Os benefícios da espiritualidade para o bem-estar
- Como encontrar o equilíbrio emocional em três passos essenciais

2. Seu metabolismo desacelera
Em estudos independentes para o livro 'O Segredo d’Água' (Editora Wiley), o autor Dr. Howard Murad constatou que a taxa metabólica de uma pessoa acelera quando o corpo está hidratado. Logo, tudo que você come demora mais tempo para ser digerido, ou seja, a tendência à engordar aumenta. 

3. Você vai comer mais
Um estudo com 45 adultos financiados pelo Instituto de Saúde Pública e Pesquisa da Água de Nova York descobriu que aqueles que bebiam dois copos de 200 ml de água antes de cada refeição consumiam entre 75 e 90 menos calorias.

4. Você ficar mais enrugada
Ao escrever seu livro, Dr. Murad também descobriu que a água “incha” a pele, preenche linhas finas e rugas. Ou seja: mais água, menos rugas!

Você também poderá se interessar por:
- Seis conselhos budistas para uma vida equilibrada e feliz
- Hábitos que toda mulher de 20 e poucos deveria começar a ter

5. Seus cabelos vão ficar enfraquecidos
A água tem uma forte importância na formação das cutículas dos fios de cabelo. Quando a pessoa está desidratada, nota-se que os cabelos ficam mais opacos e sem vitalidade de cabelos.

6. Falta de água também reflete na pele
Depois dos cabelos, a pele é considerada um dos primeiros fatores que ficam prejudicados com a falta de água. Nem precisamos dizer o quanto a água influência no aspecto da sua face, por exemplo. Como a falta de água deixa a pele enrugada, uma quantidade adequada colabora para uma pele mais hidratada e saudável, sem aquele aspecto envelhecido. Um exemplo, é a foto dessa mulher que viralizou nas redes sociais há alguns meses, onde dá pra notar claramente a melhora antes e após o consumo adequado de água. 

Foto: Reprodução.
Mulher mostra as mudanças no rosto depois de passar a beber 3 litros de água por dia
Mulher mostra as mudanças no rosto depois de passar a beber 3 litros de água por dia


7. Você vai sofrer de mau humor
Pesquisadores da Universidade Tufts, em Medford, Massachusetts, pediram para dois grupos de mulheres adultas fazerem um exercício aeróbico de alto impacto durante 60 minutos. O primeiro grupo tinha direito a beber água quando sentisse sede, enquanto o segundo não podia beber água. No final do exercício, o grupo de mulheres desidratadas sentiu-se mais propensas aos sentimentos de fatiga, cansaço, irritabilidade e mau-humor.

Você também poderá se interessar por:
- 13 Coisas terríveis que você só descobre morando sozinho
- 10 sinais que mostram que seu rolinho vai se tornar um namoro

Mas não é só a falta de água que gera problemas em nosso organismo. Ingerir água em excesso também não é saudável. Dentre os problemas ocasionados pela ingestão exagerada do líquido está a hiponatremia, uma disfunção no nível de sódio do sangue que pode levar ao inchaço do cérebro. Porém, a falta de água também traz prejuízos ao organismo. Por isso, chegou-se a um consenso de que a quantidade de água necessária para uma vida saudável é 2 litros por dia. Divida em copos e comece já a melhorar seu metabolismo.