SAÚDE,

5 alimentos essenciais para evitar anemia e reforçar o cardápio

Alimentos ricos em ácido fólico auxiliam na produção de hemoglobina do sangue
20/05/2015 | - Atualizado em 20/05/2015 - 09h20 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
A ingestão de frutas, legumes e verduras é primordial para uma vida saudável
A ingestão de frutas, legumes e verduras é primordial para uma vida saudável
O folato, mais conhecido por ácido fólico, é essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, visto que ele participa da formação e multiplicação de todas as células do corpo. Alimentos ricos nesse nutriente são costumeiramente indicados durante a gravidez, pois ajudam na prevenção de más formações fetais, principalmente cardíacas e faciais. Contudo, ele não é significativo somente para as mulheres grávidas.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, explica que o ácido fólico também tem um papel muito importante no organismo de adultos e crianças. "O folato atua inclusive na produção de hemoglobina do sangue, por isso sua falta pode causar anemia, inflamação da língua, deterioração mental e ainda problemas relacionados ao sistema gastrointestinal, como diarreia", afirma a nutricionista.

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O preparo de alimentos ricos nesse nutriente deve ser criterioso, pois cerca de 50 a 95% do ácido fólico é facilmente modificado em contato prolongado com o oxigênio do ar ou temperaturas elevadas, prejudicando assim sua ação no organismo.

Confira a melhor maneira de preparar 5 alimentos ricos em ácido fólico para incluir na alimentação diária:

Brócolis: boa fonte também de vitamina A, que tem papel importante para a manutenção da visão e vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunológico protegido. Para preservar o folato o ideal é cozinhar o vegetal rapidamente no vapor.

Couve: ainda é uma excelente fonte de cálcio, importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Consumir cru ou cozido no vapor em saladas, sopas e caldos.

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Espinafre: possui vitamina, que ajuda a manter a saúde da pele e da visão. Pode ser consumido cru ou cozido no vapor. Incrementa saladas, tortas, quiches, sopas e caldos.

Fígado: para aproveitar boa parte do nutriente contido nesse alimento ele deve ser consumido ao ponto. É rico ainda em vitaminas do complexo B, importantes no processo de produção de energia no corpo.

Feijão: nesse caso é importante consumir não só o grão, mas também o caldo, que durante o cozimento concentra grande parte do folato. Excelente fonte de proteínas, que são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos).

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