FRUTAS

Caqui: fruta típica do outono é fonte de benefícios para a saúde

Ótima fonte de vitaminas A e do complexo B, ele encontra-se delicioso e fresquinho durante toda a safra
13/05/2015 | - Atualizado em 13/05/2015 - 13h19 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Caqui: fruta típica do outono é fonte de benefícios para a saúde
Caqui: fruta típica do outono é fonte de benefícios para a saúde
Típico das temperaturas mais amenas, o caqui já está em alta nas prateleiras dos hortifrutis e supermercados. Delicada e com a casca bem fina, a fruta pode ser usada nos mais diferentes pratos, mas é consumida, principalmente, na forma "in natura", em sobremesas, saladas e coquetéis. No Brasil, a variedade mais comum é o Rama Forte, mas no mundo são produzidas outras como Taubaté, Chocolate e Fuyu.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal, explica que o caqui possui nutrientes essenciais para a saúde e deve ser incluído no cardápio de uma alimentação equilibrada. "Fonte de vitaminas A e do complexo B, além de ser rico em fósforo e sódio, a fruta ajuda a manter a saúde dos olhos e pele, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e ainda auxilia na regulação do sistema nervoso e digestivo", afirma a nutricionista.

Na hora da compra, ele deve estar livre de rachaduras, com a consistência mais firme e a coloração uniforme e intensa. Se estiver maduro, o armazenamento deve ser feito na geladeira entre três e cinco dias, no máximo.

Conheça as características específicas de cada variedade:

Caqui Rama Forte: cor vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa, mais robusto (assemelhando-se ao tamanho do tomate) e formato achatado. Ele é ideal para o preparo de drinks, sobremesas, sopas e caldos;

Caqui Taubaté: coloração vermelha, polpa de consistência mole, que é perfeita para o preparo de molhos, sucos, sopas e caldos;

Caqui Giombo (tipo chocolate): alaranjado, de consistência firme e crocante, formato mais comprido e pode ou não apresentar sementes. O sem sementes tem a polpa amarelo-avermelhada, já a variedade com sementes possui também listras marrons. É ótimo para saladas ou até mesmo um carpaccio;
Caqui Fuyu - alaranjado e de consistência firme, essa variedade é bem maior que as demais. Pode ser usado em chutneys ou acompanhando carnes brancas.

Abaixo, uma sugestão de receita com caqui:

Sopa cremosa de caqui e abóbora

Ingredientes

4 caquis Rama Forte médios descascados e cortados em cubos
2 xícaras de abóbora cortada bem fininha
120 gramas de linguiça calabresa defumada e cortada em cubos
Alho, cebola e cebolinha picados a gosto
Óleo e sal a gosto
1 litro de água

Modo de preparo

Refogue a cebola e acrescente à abóbora. Depois de refogada, coloque no liquidificador a abóbora junto com a água e o caqui. Bata tudo até ficar bem consistente. Reserve. Em uma panela refogue a linguiça calabresa. Aos poucos, despeje o creme que foi batido no liquidificador e deixe cozinhar rapidamente. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Sirva com torradas.