MAKE UP

Peles negras: Como acertar na maquiagem

Hair Stylist & Make-up Artist Charles Veiyga ensina truques para uma make perfeita
13/05/2015 | - Atualizado em 13/05/2015 - 13h16 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Corretivo colorido disfarça as manchas e funciona como um neutralizador
Corretivo colorido disfarça as manchas e funciona como um neutralizador
Embora 50% da população brasileira seja formada por negros, não é fácil encontrar produtos específicos e bons tutoriais de maquiagem para este tipo de pele. O ponto crucial é a tonalidade - algumas regiões do rosto tendem a ser mais escuras que outras - o que pede duas ou três cores de base, de preferência, em tons quentes.

Uma ótima alternativa para não precisar utilizar mais de uma base na pele é investir em um corretivo colorido, que disfarça as manchas, funcionando como um neutralizador. “Uma maquiagem feita com os tons de base errados pode deixar a pele negra um pouco acinzentada, por isso, costumo indicar três versões mais escuras de bases que ajudam também a disfarçar os poros e controlar a oleosidade da pele”, ensina Charles Veiyga, hair stylist & make-up artist do espaço Charles Veiyga – Boutique Beauté.

Esse tipo de pele costuma ser bastante oleosa por causa do excesso de melanina e colágeno - o que explica a demora dos negros a alcançarem o envelhecimento, pois, peles oleosas são mais resistentes à ações dos raios ultra-violeta e sofrem menos os efeitos danosos do sol por agirem como uma espécie de “filtro natural”.

“A preparação da pele negra para receber a make é mais rigorosa, isso porque, a área precisa ser bem higienizada começando com um bom tônico de limpeza e seguir à risca a tríade sagrada: limpeza, esfoliação e hidratação, sempre”, reforça o especialista.

Nos olhos, é importante tomar cuidado com as texturas opacas e cores abertas, como branco, pois, não combinam com o tom mais escuro que a pele negra possui, por isso, a melhor alternativa é adotar as tonalidades que têm brilho ou cintilância. Já para arrasar nas sombras, as cores preta, cinza, azul marinho e marrom garantem um visual sofisticado para quem tem esse tom de pele, mas, para quem prefere um look casual, vale a pena apostar nos tons de bronze ou dourado com bastante máscara e delineador. A mesma regra se aplica quando o assunto é blush, a pele negra permite que a mulher com esse tom de pele abuse em cores fortes como marrom escuro, terracota e rosa queimado.

Os lábios são a última etapa de qualquer make, mas, em peles negras são o ponto forte: o formato generoso da boca de uma negra ganha destaque com batons em nuanças vibrantes ou escuras. Nudes funcionam, mas algumas outras cores mais abertas, como o rosa bebê, são difíceis de usar.

Veja também