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5 atitudes que vão ajudar você a emagrecer com saúde

Porque emagrecer não depende apenas de treino e dieta
05/05/2015 | - Atualizado em 05/05/2015 - 10h29 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Beber água é importante para manter o organismo limpo e o corpo hidratado
Beber água é importante para manter o organismo limpo e o corpo hidratado
Toda mulher está sempre querendo perder alguns quilinho. Seja aqui ou acolá, sempre tem aquela gordurinha para queimar. No entanto, engana-se quem pensa que para manter-se em forma basta algumas horas de exercícios na academia ou uma semana de dietas malucas. Exercício mentais, para treinar seu foco e dedicação, auxiliam e muito a emagrecer. Pois são eles que irão passar por cima daquela preguiça na hora de malhar, ou controlar a ansiedade no momento em que a TPM pede aquela barra de chocolate. Pensando nisso, separamos 5 dicas simples, mas eficientes, que prometem te auxiliar a perder peso. 

1. Objetivos e metas
De nada adianta saber que precisa eliminar 5 kg, se não traçar uma forma eficiente de perde-los. Estamos falando aqui de tempo real, onde o objetivo é a quantidade de kg que você precisa perder a longo prazo e as metas são os processos que você vai tomar a curto prazo para alcança-lo. Lembrando que traçar períodos loucos e impossíveis de se alcançar só vai resultar em decepção. Seja realista e programe-se. Comece trabalhando com perde de meio à 1 kg por semana. Intercale boa alimentação com exercícios aeróbicos.

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2. Dividindo a rotina
Definido plano e metas, é hora de dividir as artimanhas. Todo processo de emagrecimento envolve exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, abdominais etc. Mas de nada adianta se acabar de malhar, se não houver uma alimentação balanceada acompanhando essa maratona. A melhor opção é procurar uma nutricionista. Mas basicamente, precisamos eliminar do nosso dia a dia carnes gordurosas e incluir legumes e verduras. Lembrando que o ideal é comer a cada 3 horas.

3. Pense positivo 
A ciência já provou que o pensamento influência nossas escolhas e ações. Então mantenha-se firme e siga sua meta, visando o alcance do seu objetivo. Por isso a importância de trilhar caminhos possíveis e alcançáveis. 

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4. Fuja do estresse e da ansiedade
Não saber como lidar com o estresse e a ansiedade levam as pessoas a comer mais. É a famosa frase ‘mas eu mereço, depois de tudo o que aconteceu hoje! As pessoas que utilizam alimentos para ter o sentimento de acolhimento, mesmo que momentâneo, devem pensar antes de pegar o alimento por impulso. Imaginar como se sentirá depois ajuda bastante, já que, após o exagero alimentar, normalmente vem a culpa, e não a solução dos problemas. Assistir a um bom filme, caminhar pelo bairro, ler um livro e ouvir música são algumas atitudes que colocam o pensamento bem longe da alimentação.

5. Se cair, levante-se
Pessoas magras também exageram na alimentação. Elas não ganham peso porque logo em seguida retomam a alimentação balanceada. Se você exagerar, não fique se martirizando nem deixe que isso te desanime. No momento seguinte, retome a dieta e não faça uma restrição exagerada por conta disso como, por exemplo, dietas desintoxicantes, à base de sucos ou de sopas. Apenas recupere seu estado emocional, e volte ao ritmo. 

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