LITERATURA
Vencedores da nona sessão do Prêmio Literário Sheikh Zayed
A primeira edição do Prêmio Literário Sheikh Zayed aconteceu em 2007, destinado a promover as realizações acadêmicas e a criatividade na cultura árabe
06/04/2015 - 10h10 | - Atualizado em 06/04/2015 - 10h11 Da Agência Estado
faleconoscorac@rac.com.br
Livro
O Prêmio Literário Sheikh Zayed anunciou os vencedores do ano (2014 - 2015) marcando a nona sessão da premiação. O anúncio dos vencedores foi realizado após extensas discussões entre o Conselho de Administradores e a Comissão Científica sobre os resultados submetidos pelos painéis de jurados para todas as categorias da premiação. Os vencedores são:

Primeiro: Prêmio 'Literatura': Majaneen bait lahem (The fools of Bethlehem ? Os tolos de Bethlehem) um romance de autoria de Ossama Alaysa da Palestina, publicado por Nofal-Hachette Antoine (2013).

Você também poderá se interessar por
- 13 livros de Fernando Pessoa para download gratuito
- 'Obras completas de Freud' para baixar gratuitamente

Segundo: Prêmio 'Tradução': Trilogia do Cairo de Naguib Mahfouz (Palace Walk, Palace of Desire and Sugar Street ? Entre Dois Palácios, Palácio do Desejo e Jardim do Passado) traduzido do árabe para o japonês por Hanawa Haruo do Japão e publicado por Kokusho Kankokai (2013).

Terceiro: Prêmio 'Cultura Árabe em Outros Idiomas': Arabian-Naito to Nihon-Jin (The Arabian Nights and the Japanese ? As Noites Árabes e o Japonês) de autoria de Sugita Hideaki do Japão, publicado por Iwanami Shoten (2012).

Quarto: Prêmio 'Editora e Tecnologia': Arab Scientific Publishers Inc. do Líbano

O prêmio "Personalidade Cultural do Ano" será anunciado durante uma coletiva de imprensa a ser realizada nas próximas semanas. Os prêmios nas categorias de "Crítica Literária e de Arte", "Jovem Autor" e "Contribuição para o Desenvolvimento das Nações" e "Literatura Infantil" foram suspensos este ano devido às nomeações não terem satisfeito os critérios requeridos para a premiação.

Você também poderá se interessar por:

Sobre o Prêmio

A primeira edição do Prêmio Literário Sheikh Zayed aconteceu em 2007, destinado a promover as realizações acadêmicas e a criatividade na cultura árabe. Proporciona prêmios em dinheiro totalizando Dhs 7 milhões, sendo Dh$ 750.000 por vencedor (aproximadamente USD$ 200.000,00) em todas as oito categorias. Além de um milhão de dinares para o vencedor em "Personalidade Cultural do Ano", os vencedores também receberão uma certidão de mérito e uma medalha de ouro. Também vale a pena mencionar que os prêmios serão concedidos em Abu Dhabi, EAU, em maio, durante a Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi 2015.

Veja também