HIGIENE E SAÚDE

Menstruação marrom, como borra de café: o que é?

Para a ginecologia, o tom da menstruação se modifica de acordo com o tempo em que ela permanece no interior da vagina
27/04/2015 | - Atualizado em 27/04/2015 - 11h36 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Apesar de gerar dúvidas entre as mulheres, a menstruação marrom não merece tanta preocupação
Apesar de gerar dúvidas entre as mulheres, a menstruação marrom não merece tanta preocupação
Na cabeça dos homens, menstruar significa sangrar por alguns dias, algumas gotinhas de sangue que eles imaginam que sempre aumentamos a quantidade. Mas nós sabemos quão desconfortável é a situação e como ela pode ser uma surpresa a cada ciclo. Entre os 'sustos' que sofremos, está a menstruação com uma pigmentação mais escura, como se fosse uma mancha de café. Esse fenômeno é chamado de menstruação borra de café, gera algumas preocupações entre as mulheres. E por isso, vamos saciar algumas dúvidas. 

Você também poderá se interessar por:
- 5 dicas para não cometer suicídio na TPM
- TPM: O antes, durante e depois da menstruação

1. Porque minha menstruação está marrom?
Para a ginecologia, o tom da menstruação se modifica de acordo com o tempo em que ela permanece no interior da vagina. Assim, podemos entender que esse pigmento acontece geralmente no início e no fim da menstruação, já que quando o fluxo vem com intensidade, menor é o tempo que o líquido menstrual permanece no interior da vagina. 

2. Anticoncepcional também influencia no tom 
Apesar de a questão número 1 ser a mais frequente, determinadas dosagens de anticoncepcionais também influenciam na cor da menstruação. O que acontece é que os baixos níveis de hormônios das pílulas podem provocar o que é conhecido como escape, que é um sangramento que acontece antes do fim da cartela do anticoncepcional e pode adquirir essa tonalidade. Mas fiquem tranquila, porque essa 'escapadinha' é absolutamente normal e não gera riscos à saúde. No entanto, é imprescindível manter a higiene. 

Você também poderá se interessar por:
- 7 coisas que você precisa saber sobre a Síndrome do ovário policístico
- Região Íntima: formatos e cuidados que garantem uma depilação perfeita

3. Indício de gravidez 
Ok, não criemos pânico. PODE SER QUE este pequeno e inofensivo sinal indique que você está grávida. Simples assim. Mas por que? Bom, isso acontece quando o óvulo fecundado se fixa na parede do endométrio. E quando ele 'chega lá', é como se fizesse um buraquinho para se fixar. Nesse momento, a mulher pode ter um sangramento desse tipo. Mas nada melhor que fazer um teste, ok?

4. Preciso procurar um ginecologista?
Sempre que há duvidas quanto a saúde íntima, é imprescindível consultar um especialista. Matérias como esta, que você encontra em diversas páginas da internet, podem auxiliar na sua pesquisa mas não garantem nada. É uma forma generalizada de tratar o fenômeno e não pode responder individualmente. Cada caso é um caso e sempre é bom tirar todas as dúvidas na consulta. Combinado?

Veja também