REGULARMENTE

Consumir frutas ajuda a eliminar gordurinhas

As frutas também auxiliam na melhora do metabolismo do organismo
22/04/2015 | - Atualizado em 22/04/2015 - 10h27 Fernanda Bugallo
fernanda.bugallo@rac.com.br
Foto: Istock
Consumir frutas ajuda a eliminar gordurinhas
Consumir frutas ajuda a eliminar gordurinhas
Sempre nos disseram que a natureza pode nos prover realmente tudo o que ncessitamos. E isso é a mais pura verdade. Muitas frutas podem ajuda a afinar a silhueta e manter o metabolismo equilibrado.

É claro que nada disso é mágica. O que acontece é que quando consumimos uma fruta ela nos dá a sensação de saciedade, fato que ameniza a fome. Com isso, diminuímos as porções de refeições que fazemos diariamente (o que por si só já faz uma grande diferença na hora de perder os quilinhos extras). 

As frutas que, principalmente, consumimos com casca e bagaço são ricas em fibras e ajudam a melhorar o intestino e o funcionamento do metabolismo.  A fibra funciona como se fosse uma esponja, fazendo com que os excessos de gordura 'grudem' nela e, com isso, a absorção seja menor. 
Além disso, as fibras contribuem para regular o colesterol do sangue. Entre as frutas ricas em fibras estão a maçã, a pera, o mamão, a banana e o pêssego.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cinco porções (o equivalente a 400 gramas) ao dia de frutas, legumes e verduras é o mínimo necessário para deixar o organismo mais forte e protegido de doenças. Mas a quantidade ideal de fruta a ser consumida varia muito para cada indivíduo. O cálculo deve levar em consideração o sexo, a altura e o peso da pessoa – e se pratica atividades físicas ou não.
 
Perda de peso
Algumas frutas contribuem para a perda de peso combatendo a retenção de líquidos. Isso porque são diuréticas, ou seja, aumentam a excreção de água do corpo e ajudam a renovar os líquidos corporais, expelindo as toxinas de forma mais rápida e eficaz. Além disso, os alimentos que exercem a função diurética são ricos em magnésio, potássio e vitamina B6. O limão, o kiwi, a melancia e o abacaxi estão nessa lista.