BELEZA E SAÚDE

A importância de higienizar os pincéis de maquiagem

Manter os pincéis limpos e higienizados é essencial para evitar doenças de pele
16/04/2015 | - Atualizado em 16/04/2015 - 11h45 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Istock
A importância de higienizar os pincéis de maquiagem
A importância de higienizar os pincéis de maquiagem
Praticamente toda a mulher está acostumada a utilizar pincéis de maquiagem diariamente. Ou então, pelo menos aos finais de semana quando costuma sair com os amigos ou parceiros. Mas, dificilmente os pincéis são lavados, o que pode ocasionar uma alergia na pessoa.
O acúmulo e envelhecimento de produto nas cerdas podem ocasionar no surgimento de bactérias que são nocivas à saúde, além de diminuir a vida útil do pincel.

A maquiadora Renata Almeida, explica que muitas mulheres correm um alto risco de contaminação e não se dão conta pelo fato de que podem pegar uma enorme alergia. 

Assim como os objetos de manicure, os utensílios de beleza também necessitam de uma correta higiene e assepsia. Veja algumas dicas da maquiadora: 

1. É necessário que a higienização de pincéis e esponjas seja periódica, no máximo de 15 em 15 dias.

2. Para uma limpeza profunda, o melhor é usar xampu neutro e água corrente. Uma pequena quantidade de xampu é suficiente para limpar todos os resíduos agregados nas cerdas.

3. Após a limpeza, retirar o excesso de água e deixar secar a sombra, deitado na horizontal. Dessa forma não correrá o risco da água fluir para o cabo de madeira e danificar o produto.

4. É importante fazer a higiene diária com um produto antisséptico específico para pincéis. Dê duas borrifadas, massageie as cerdas em um pano limpo e espere secar.

5. Para uma higiene mais express a mulher pode utilizar soluções de limpeza que existem no mercado. Mas essas soluções são superficiais, não substituem o uso periódico do xampu neutro e da água.

6. Evitar o compartilhamento de pincéis e produtos de beleza entre amigas é outra maneira de conter a proliferação de bactérias e evitar doenças. O indicado é que os seus produtos de beleza sejam usados apenas por você.

A partilha inofensiva do pincel ou de um simples batom pode ser a porta de entrada para a contaminação da sua saúde.