CUIDADOS

3 dicas essenciais para manter sua pele linda no outono

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dra Daniela Leal, explica quais hábitos devem ser deixados de lado com a queda da temperatura
16/04/2015 | - Atualizado em 16/04/2015 - 10h40 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Beber água é fator primordial para hidratação do corpo
Beber água é fator primordial para hidratação do corpo
Basta os termômetros marcarem temperaturas mais baixas que a mudança de hábitos começa a fazer parte da rotina, como banhos mais quentes e o uso de aquecedores de ar. Mas, o que a maioria das pessoas esquecem é que esses costumes podem prejudicar a pele.

Você também poderá se interessar por:
- A importância da esfoliação para uma pele bonita e saudável
- Rotina completa de beleza para manter a pele sempre linda e saudável  

A médica Daniela Leal, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, alerta que, como a pele está em contato direto com o meio externo, as mudanças climáticas e os ventos freqüentes no outono são alguns dos fatores que influenciam diretamente em sua saúde. “Para que a pele possa exercer sua função protetora, é fundamental que esteja saudável. Isso depende diretamente da manutenção da hidratação, que a deixa menos propensa a ressecamentos, irritações e infecções”, explica Dra Daniela.

Entre os hábitos que devem ser modificados nesta época do ano, ela cita alguns aspectos que podem auxiliar na proteção da pele:

1. Evitar banhos muito quentes

“Os adeptos a banhos muito quentes devem ficar alertas sobre os danos que este costume pode causar na cútis. Isso porque a água em temperaturas mais altas remove a camada protetora da pele, além de abrir os poros e ressecá-la, o que diminui a sua proteção natural”, ressalta a médica.

Você também poderá se interessar por:
- Cuidados com as mãos no outono/inverno
- Aprenda a remover cravos do rosto sem agredir a pele

2. Evitar o uso freqüente de aquecedores de ar

Outro costume predominante nesta época do ano é aderir ao uso de aquecedores de ar para manter o ambiente agradável. Porém, Dra Daniela afirma que estes equipamentos, quando usados com freqüência, também são prejudiciais à saúde da pele.

“A estação é marcada pela falta de chuvas e, deste modo, pela baixa umidade do ar. Por isso, é preciso tomar cuidado ao fazer uso de aquecedores que podem reduzir ainda mais este índice. Para que o ambiente esteja confortável, a umidade relativa do ar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve estar em 50% e 80%. Para a saúde da pele, situações de baixa umidade são muito prejudiciais, pois, por perder água para o ambiente a todo momento, ela fica bastante ressecada e sujeita a doenças”, explica Dra Daniela.

Você também poderá se interessar por:
- Receitas caseiras para eliminar olheiras
- Dermatologista ensina receita caseira para o rosto

3. Fazer a escolha certa e aplicar o hidratante até três minutos após o banho

O hábito que faz toda a diferença para manter a pele saudável é usar hidratante corporal diariamente. Segundo a médica, o cuidado já começa no momento da escolha do produto, que varia de acordo com cada tipo de pele. Além disso, ele deve ser aplicado até três minutos após sair do banho. “A rápida aplicação garante que o produto forme um filme sobre a pele, que impede que a umidade que o banho promoveu na camada mais externa seja perdida para o ambiente”, afirma a especialista.

Você também poderá se interessar por:
- A dieta que mudou o corpo de Bruna Marquezine
- Exercícios de até 15 minutos ao dia reduzem a barriga em 3 semanas

Para quem não consegue criar o costume de aplicar produtos na pele após o banho, a dica, segundo Dra Daniela, é optar por hidratantes in-shower, um tipo de creme com concentração maior de óleo, feito para ser enxaguado. Ele também garante proteção à pele, pois contém associação de diferentes substâncias hidratantes.