BOA IDEIA

10 dicas para melhorar a sua autoestima

Muito mais que um sorriso no rosto, existem outros passos que podem ajudar você a melhorar sua confiança
14/04/2015 | - Atualizado em 14/04/2015 - 13h00 Fernanda Bugallo
fernanda.bugallo@rac.com.br
 Nem tupo parece muito complicado quando se quer aumentar a própria confiança e claro, aumentar a autoestima. Existem diversas receitas para que isso ocorra, mas a principal delas é, sem dúvida nenhuma, dar o primeiro passo.
 
Não adianta ouvir conselhos se você não colocar em prática pelo menos um, não é mesmo? Por isso, separamos 10 dicas para que você possa melhorar a sua autoestima, ser mais confiante e feliz!
 
1. Errar faz parte da vida
"Quem nunca errou que atire a primeira pedra?". De fato, o erro está presente na história da humanidade e não há como retirá-lo de nossas vidas. Aliás, é por meio deles que muitas descobertas científicas ocorreram. Já ouviu falar a respeito do jargão "tentativa e erro"? . Pois é, então assuma que errar é humano bola prá frente.

Deve-se levar em consideração que o perfeccionismo  pode ser um dos maiores inimigos de uma boa autoestima, afinal, é preciso aceitar que ninguém é perfeito.
 
Errar faz parte da vida
 
2. Medo na medida certa
Traumas e medos que adquirimos com o passar do tempo podem ser também sinônimos de sobrevivência. No entanto, quando demasiado prejudicam e muito a sociabilidade no dia a dia de qualquer pessoa. Então, tudo na medida certa e se você perceber que está exagerando na dose, procure um psicólogo e ele poderá te ajudar.  
 
Medo na medida certa
 
3. Cuidar da aparência
Quem não gosta de se olhar no espelho e se sentir feliz? E para a felicidade acontecer não podem existir obstáculos. Se você acha que está com uns quilinhos a mais, procure uma academia. Que tal mudar o corte ou a pintura do cabelo? 

Muitas vezes temos receio de mudanças, mas são elas que nos proporcionam um novo olhar par a vida. 
Cuidar da aparência
 
4. Cuidado com a autocrítica
Veja suas qualidades e não só seus defeitos. Sempre temos o que melhorar, no entanto para tudo existe um tempo de transformação. Não queira mudar completamente sua personalidade. Você coonseguirá fazer pequenas mudanças que já te ajudarão no dia a dia. 
 Cuidado com a autocrítica
 
5. Você se conhece?
Você costuma se olhar no espelho? Sabe quais são os seus medos e o que mais gosta de fazer? Reconhece suas vontades e sabe dizer não para o que realmente não deseja fazer?

O primeiro passo é se conhecer e para isso basta passar um tempo consigo mesmo. Pode parecer uma recomendação estranha, no entanto quanto tempo do dia você passa consigo mesmo e pensa somente em você, na sua respiração e na sua pulsação? Faça isso 30 minutos por dia e verá como tudo vai melhorar em seu entorno.
conhecer
 
6. Terapias alternativas
Se você realmente não consegue ficar consigo mesmo e precisa de alguem conduzindo esse trabalho,já pensou em fazer ioga ou terapias alternativas?
Terapias alternativas
 
7. Cuidado com as metas
Se você tem receio da frustração, trace metas mais simples para que possam ser alcançadas de fato. Depois, quando já pegar o jeito, sonhe alto e construa suas metas em cima deles. Dessa forma, a frustração poderá ser evitada.
Correr, metas
 
8. Lazer
Faça atividades que te deixam feliz e separe um dia da semana para elas. Academia? Dança? Ir ao cinema? São tantas opções que você pode elencar e inclusive fazer mais de uma vez. Esse tempo é seu e é você quem administra ele. Aproveite para fazer tarefas que goste!
 
cinema
 
9. Mudar o guarda-roupa
Percebeu que existem roupas guardas que você nunca usou? Será que realmente algum dia você vai usá-las? Aproveite então para doar o que você não vai mais usar e sair as compras. Inove, use a criatividade e permita-se!
 
guarda roupa
 
10. Pequenas felicidades
Dê bom dia para todos que você encontrar em sua empresa, na sua casa. Comece o dia com pé direito! Pois, mesmo com os problemas do cotidiano, tendo um sorriso no rosto tudo fica mais fácil de ser solucionado.
 
 sorriso