CLOSET

10 truques para organizar seu guarda-roupas e ter o armário dos sonhos

Consultora dá dicas para organizar e manter seu armário arrumado, facilitando o uso das peças no dia a dia
14/04/2015 | - Atualizado em 14/04/2015 - 10h13 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Comece fazendo uma triagem de tudo o que você tem e não exite em separar peças que não usa para doação
Comece fazendo uma triagem de tudo o que você tem e não exite em separar peças que não usa para doação
Quais dobras fazer para cada tipo de roupa? Como escolher o cabide certo? Como fazer uma organização que perdure por mais tempo? De acordo com a consultora em organização profissional Regiane Deppe, da Organare, a magia para se ter em casa um armário 'capa de revista' começa pelo planejamento e passa por técnicas mundialmente difundidas, adaptadas - é claro - a cada tipo de pessoa.

A rotina, os hábitos e gostos de cada um irão determinar as técnicas de organização que mais se encaixam. Entretanto, algumas dicas fazem parte dos fundamentos da organização e podem ser adotadas por qualquer pessoa que deseja facilitar seu dia a dia, ganhar tempo e criar um ambiente aparentemente agradável.

10 truques na hora de organizar seu guarda-roupas

1. Faça uma triagem de tudo o que você tem. Conte peça por peça, a fim de determinar o tamanho do espaço necessário para aloca-las.
2. Tudo o que estiver rasgado, manchado ou danificado deve ter outro destino, que não o seu armário.
3. Peças em bom estado que você não usa há mais de dois anos devem ser encaminhadas para doação. Você provavelmente não voltará a usá-las e muitas pessoas, com poucos recursos, podem fazer bom proveito.

4. Determine o que necessita ser pendurado - para não amassar, por exemplo - e o que pode ser colocado em gavetas. Se você tem espaço para varãos, opte sempre por pendurar as peças.

5. A regra do "o que é mais usado, deve ficar mais acessível" serve para a casa toda, mas aqui ela é fundamental. Imagine que você não precisa se esticar muito para ter acesso às roupas do dia a dia.

6. Crie sessões dentro do seu armário de forma lógica: roupas de verão de um lado, de inverno do outro; casacos pesados no maleiro; peças em degradê. São muitas as opções.

7. Dobras fazem a diferença na organização e, principalmente, na manutenção. Opte pelas dobras que facilitam a retirada das peças da gaveta, sem causar um transtorno na sua organização.

8. Produtos organizadores podem facilitar, e muito, a manutenção do seu guarda-roupa. Fique atento apenas à qualidade do produto e se ele se encaixa ao espaço que você tem.

9. Sapatos podem ser alocados por cores, estilos ou estações. Uma dica para aproveitar o espaço das sapateiras é colocar um pé à frente, de modo que esteja sempre visível, e o outro ao fundo.

10. Roupas de cama, mesa e banho devem ser reunidas por coleção, dobradas corretamente para então serem dispostas em prateleiras. Isso evita que você se depare com um lençol liso e a fronha estampada na hora de dormir, ou vice-versa.

Para quem deseja se aprofundar nas técnicas de organização ou até mesmo pretende entrar para o mercado da organização profissional, a consultora em organização Regiane Deppe organiza treinamentos específicos, com carga horária de três horas e meia por módulo. O módulo "Organização de closets, guarda-roupas e roupeiros" já tem duas datas confirmadas em Campinas, nos dias 24 de abril, à noite, e 23 de maio, no período da manhã. Informações e inscrições no site