PÁSCOA

5 Dicas para recomeçar sua vida

Que tal aproveitar o sentido da Páscoa para fazer deste dia o marco de um recomeço na sua vida?
05/04/2015 | - Atualizado em 05/04/2015 - 08h55 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Manter sempre a motivação, educação, disciplina e recuperação auxiliam no processo de mudança
Manter sempre a motivação, educação, disciplina e recuperação auxiliam no processo de mudança
Você sabe o que o inicio do ano, a segunda-feira, o amanhã e a Páscoa tem em comum? A esperança do recomeço. Mas como deixar tudo aquilo que nos faz mal no passado, e começar uma vida nova sem ressentimentos?

A vida nos impulsiona às vezes para lados que não queremos caminhar. E nesses caminhos, acabamos nos perdendo, ao tomar direções que nos desestabilizam. Não podemos dizer que são direções erradas, mas trilhas que por um tempo nos tiraram da linha mas que podem colaborar, e muito, para o nosso desenvolvimento. Assim, conseguimos olhar melhor s oportunidades e planejar um caminho novo.  Muitas vezes, o motivo é uma morte, um relacionamento que dão deu certo, o emprego que te desgasta, a falta de emprego... Seja qual for, sempre é possível recomeçar, estando você aonde estiver. Mas para isso, é preciso ponderar algumas questões e ter sempre em mente o aprendizado que as retas paralelas te ensinou, visando sempre o aperfeiçoamento de suas decisões. 

Você também poderá se interessar por:
- Os benefícios da espiritualidade para o bem-estar

A páscoa é simboliza justamente esse recomeço, onde ser humano é convidado a deixar os caminhos errados e suas incertezas na esperança de um futuro repleto de realizações. Mas para isso, é preciso que tenhamos atitude e ousamos fazer diferente: melhorando nossa maneira de ser, corrigindo aspectos destrutivos e trabalhando para alcançar nossos objetivos, sem passar por cima de ninguém. E independente de qual situação ou de sua fé, qualquer recomeço só é possível com o perdão. Seu para com aquele que te fez sofrer e, principalmente, o perdão a si mesmo. 
 
1. Perdoar é preciso
Não importa cor, credo, classe social. Para um recomeço, seja ele referente à sua vida amorosa ou profissional, é preciso que o ser humano esteja com a consciência limpa, disposto a conceder o perdão àqueles que lhe fizeram mal, à perdoar a si mesmo, quando muitas vezes tomou atitudes erradas, de modo que toda a mágoa e sofrimento deem lugar à esperança e ao planejamento de uma vida melhor. Desapegue do seu passado. 

2. Olhar para o agora
Encare você e sua vida como ela é. Olhe ao seu redor e reconheça às pessoas que fazem parte da sua rotina. O presente é o único momento em que podemos fazer alguma coisa, mudar o que nos desanima, tornar melhor nosso dia. Mentalize quem você é e quem você quer ser. Trabalhe diariamente os aspectos que te auxiliam a ser essa pessoa. Olhe para o amanhã, e comece a planejar hoje as metas para chegar lá. 

Você também poderá se interessar por:
- 3 passos essenciais para encontrar o equilíbrio emocional  

3. Trabalhe suas metas
Metas não inclui somente planejamento nos negócios. Trabalhar nossas atitudes é o que de mais difícil precisamos lidar. Tire um tempo de reflexão. Frequente ambientes em contato com a natureza. A paz e a tranquilidade favorecem uma melhor reflexão de si e das coisas ao seu redor. Uma mente tranquila trabalha muito melhor. 
 
4. Os desafios da caminhada
Removeu os empecilhos que te prendiam ao passado, criou uma visão de futuro, trilhou metas e está usando o presente para concretizar seu objetivo de vida. Tudo parece estar dentro do planejamento. Mas lembre-se que estamos falando da vida e não de uma carreira acadêmica. E a vida é cheia de imprevistos. Muitas vezes você vai se cansar, e colocar em dúvida se realmente está no caminho certo. E, pra ser sincera, muitas vezes não vai estar. Mas este é o grande desafio: recomeçar é um processo necessário sempre. Infinitas vezes será necessário parar e rever suas atitudes, seu posicionamento mediante aos acontecimentos. Assim, será necessário cuidar atentamente de si mesmo através de um processo de reforço e recuperação. Porque isso é construir uma nova vida! E como toda construção, o desgaste faz-se sentir. Abalos, recuos, frustrações, angústias, erros, falhas, desmotivação, tudo isto contribui para o consumo da sua energia. É imperativo arranjar mecanismos de compensação. Sem os mecanismos de compensação você correrá enormes riscos, tal qual um atleta que treina duro e recupera pouco. Comer bem, descansar bastante e comemorar as suas vitórias é um alimento necessário para você mesmo. Por isso, tire um tempo para se regenerar e colocar as ideias no lugar. Encontre a sua forma de reagir, reconstrua seu caminho e continue a trabalhar. Devagar e a passo certo você pode ganhar esta corrida.

Você também poderá se interessar por:
- Complexo de Inferioridade: entenda o que é e saiba como se livrar dele

5. Não espere pelo amanhã
E lembre-se: usamos a Páscoa porque simboliza o recomeço. Mas não importa se o ano ainda não virou ou se não chegou a segunda-feira. A cronologia só tem serventia para questões do mundo. Para a consulta médica agendada, a contagem regressiva para esse ou aquele feriado. Mas o recomeço não se mede em contagens tradicionais. Sempre há tempo de recomeçar. Só depende de você.