HISTÓRIA

8 curiosidades sobre Tiradentes

Ele teve dois filhos, um romance mal sucedido e nunca foi barbudo. Que coisa,ein?
21/04/2015 | - Atualizado em 21/04/2015 - 09h56 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Tiradentes
Tiradentes
Desde o 1965 celebra-se, no Brasil, o Dia de Tiradentes em 21 de abril e hoje, nós listamos 8 curiosidades sobre Joaquim José da Silva Xavier, a figura homenageada hoje, que provavelmente você não aprendeu na escola.
Veja

1- Tiradentes nunca usou barba e cabelos longos, como é relatado em livros

Segundo relatos da época, nosso homenageado nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792, além disso, era alto, magro e muito feio.

2- Sua cabeça nunca foi encontrada

Após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo. Sua cabeça de foi levada do Rio de Janeiro para Vila Rica, em Minas Gerais e ficou exposta num poste em praça pública. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais foi encontrada.

3- Participou de melhorias urbanas do Rio de Janeiro como construção de moinho

Pois é, pois é, pois é. Foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas e também se dedicou a projetos de melhoria urbana do Rio. Ele idealizou abastecimento regular da cidade, construção de moinhos, trapiches, armazéns, além de serviços de barcas de transporte de passageiro

4- Só foi cultuado mais de 90 anos depois de sua morte

Pois é, ele não foi considerado um herói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890. A primeira pintura oficial também data deste ano, de autoria de Décio Villares, que apresenta Tiradentes como Cristo, com barbas e cabelos longos.

5- Seus pertences de dentistas foram leiloados por 800 réis

No dia 4 de julho de 1792, a bolsa com os instrumentos odontológicos que Tiradentes usava foi a leilão. O comprador foi Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela relíquia

6- Tem romance mal sucedido em sua história

Aos 40 anos, Tiradentes se apaixonou por Ana, uma garota de de 15, filha de um sargento, mas para agonia do nosso herói, ela já estava prometida a outro homem.



7 – Mesmo sem casar, Tiradentes teve dois filhos:

Ele não casou, seu amor já estava prometido a outro homem, mas mesmo assim, Tiradentes deixou dois descendentes no mundo: João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo, que vivia em Vila Rica (MG)

8- Ele tentou várias profissões e sua fama como dentista não era das melhores

Nosso herói já trabalhou também como tropeiro, minerados e até engenheiro. Entrou, então, para a 6ª companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente. Sua fama como dentista não era das melhores. Além de arrancar dentes estragados, ele também fabricava e colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi.