UNESCO

Apenas 1/3 dos países alcançaram metas de educação da Unesco

De acordo com a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, as desigualdades na educação aumentaram
09/04/2015 | - Atualizado em 09/04/2015 - 09h36 Agência Estado
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Istock
Apenas 1/3 dos países alcançaram metas de educação da Unesco
Apenas 1/3 dos países alcançaram metas de educação da Unesco
Somente 1/3 dos países alcançou os seis objetivos firmados em Dacar com a Unesco. Cerca de 50% dos governos conseguiram garantir o acesso universal à educação primária.

A coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, destaca que o número de crianças e adolescentes fora da escola diminuiu quase pela metade em 15 anos. Mas, mesmo com a inclusão mundial de 34 milhões de crianças, 58 milhões ainda estão fora da escola e 100 milhões não completaram a educação primária. "As desigualdades na educação aumentaram", disse Rebeca. "As crianças pobres têm quatro vezes mais chances de não irem à escola e cinco vezes mais chances de não completarem a educação primária."

O financiamento público destinado para a educação também foi insuficiente. A maioria dos países não alocou os recursos considerados mínimos pela Unesco (de 4% a 6% do PIB).

Uma das conclusões do documento da Unesco é que, embora muitos governos tenham aumentado o investimento em educação, a área ainda não recebe financiamento suficiente. "São poucos os países que priorizam a educação em seus orçamentos nacionais", diz o relatório.