Publicidade
O papo que rola

À margem da vida

Vida de juiz de futebol é difícil? É que você ainda não parou para pensar no bandeirinha. E é assim mesmo. Ele só &eacu...
12/04/2015 - 10h09 - Atualizado em 12/04/2015 - 10h09 |

Vida de juiz de futebol é difícil? É que você ainda não parou para pensar no bandeirinha. E é assim mesmo. Ele só é lembrado nos momentos de desgraça, como na vitória do Corinthians sobre a Ponte Preta neste sábado. Discorda? Então por que não existe comentarista de bandeiragem na TV? Bandeiragem. Como soa estranho! Antes do jogo, muitos até se preocupam em quem será o árbitro. Mas seja honesto, alguma vez você foi para o campo e perguntou para o torcedor ao seu lado quem seriam os bandeirinhas do jogo?

Me dá aí um nome de um bandeirinha famoso, alguém que seja lembrando pelo trabalho ao lado do campo. Isso mesmo, bandeirinhas ficam à margem. Mesmo condenados ao ostracismo, suas mães não são perdoadas. Por ficarem perto da torcida, escutam mais barbaridades que os colega juízes. E, pior: até quando erram não ficam com os créditos. O árbitro aponta o que o bandeirinha marcou, mas é ele que fica com a fama de ladrão.

Faz tempo que penso nisso, desde que trabalhei com um bandeirinha em uma redação de jornal. Ficava imaginando o que o levava a se meter em tal enrascada. Nunca entendi. Não cheguei a falar com ele sobre isso. Mas, seja franco, está aí na sua lista de prioridades bater um papo com bandeirinhas. Eu conversava com o colega, mas sobre outros assuntos. Lembro de ele ter falado algo sobre sua atuação para alguém ao meu lado. Foi em um jogo em Santos, quando teve de deixar o estádio escoltado pela polícia. Ele decidiu dar um pênalti, estava errado e o juiz o atendeu. Pelo menos dessa vez levou o crédito. Mas só porque se meteu a ser o árbitro.

Nas longas jornadas de trabalho, começamos a listar as coisas que não “pertencem” ao bandeirinha. Se alguém quiser, pode ajudar a completar a lista:

1 – Você já viu uma mulher dizer que o bandeirinha é sexy?

2 – Já viu bandeirinha dando autógrafo?

3 – Conhece alguma música dedicada ao bandeirinha?

4 – Ouviu alguém dizer que gostaria de convidar um bandeirinha para dar uma palestra?

5 – Já viu bandeirinha encerrando a carreira com uma homenagem?

6 – Já viu minuto de silêncio para bandeirinha?

7 – Já viu candidata a miss desejar a paz no mundo e toda a sorte para os bandeirinhas?

8- Sabe de alguma mãe que sonhe em ver a filha casada com um bandeirinha?

9 – Já viu alguém querer ser o bandeirinha nas peladas de futebol?

10 – Já viu tese de mestrado sobre bandeirinhas?

11 – E, para não ficar no 10, soube de algum lugar do mundo em que exista o troféu “bandeirinha de ouro”?



TAGS | Blog, RAC