TECNOLOGIA
10 vantagens de usar o iPad em sala de aula
Tecnologia a seu favor: ipads axuliam no aprendizado para alunos com dificuldades
27/03/2015 | - Atualizado em 27/03/2015 - 10h06 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br


Foto: Divulgação.
A tecnologia dando suporte à educação
A tecnologia dando suporte à educação
Os iPads podem se tornaram grandes aliados no processo de aprendizado, principalmente de crianças com problemas de atenção. Para eles, esse tipo de tecnologia atua na tradução, comunicação e individualização, diminuindo a frustração, aumentando a confiança e ajudando na captação de conceitos que o aluno precisa aprender. Veja as vantagens do iPad para alunos com deficiências de aprendizagem:

1 - São intuitivos
Os iPads têm a tecnologia “touch” e, por isso, são fáceis de manusear. Aqueles que têm dificuldades de visualizar os conteúdos, sentem-se melhor com os aplicativos, mais fáceis de navegar. Alunos com deficiências motoras também se adaptam melhor aos iPads. Nesse caso, o diferencial da tecnologia é o “touch”, mais simples que o mouse de um computador tradicional, e não terem a necessidade de migrar o olhar da tela para o teclado.

Você também poderá se interessar por:

2 - Evita que os alunos se sintam frustrados
Muitos pontos fracos dos alunos com problemas de aprendizados recebem maior destaque. Para corrigir essas deficiências, os iPads disponibilizam aplicativos específicos para eles aprimorarem essas questões e, consequentemente, evitar a frustração e ineficiência.

3 - Personalizam o ambiente de aprendizado
Cada aluno pode escolher qual o melhor método de aprendizado para si, considerando que os iPads são multi sensorizados. Assim, pode enfatizar as funções visuais ou orais, por exemplo. Além do trabalho individual, os tablets podem ser usados como uma ferramenta na sala de aula. Estudantes que não conseguem realizar anotações e prestar atenção na fala do professor, ele pode gravar as falas e convertê-las em notas posteriormente.

4 - Ajudam na comunicação
Existem aplicativos como Proloquo2Go, Assistive Express e Yes/No que trabalham dando voz aos alunos, para que os mais tímidos consigam se expressar em sala de aula. Suas funções são, respectivamente, dar voz por meio do “touch”, formular frases e responder “sim” ou “não” para perguntas rapidamente.

Você também poderá se interessar por:

5 - Podem ser ferramentas terapêuticas
Alguns aplicativos podem ser usados para especialistas utilizarem para construir questões pontuais sobre os alunos com problemas de atenção.

6 - Aumentam a atenção social
Para estudantes que precisam de ajuda para construir suas características de sociabilização, os iPads são excelentes. Embora o senso comum pregue que as novas tecnologias causem muita distração, nesse caso só trazem benefícios. Encontros pelo FaceTime, por exemplo, podem ajudar os estudantes a focarem nas leituras faciais. Esses aplicativos precisam ser muito usados para gerar prática.

7 - Ajudam a criar um comportamento
Alunos com dificuldades de aprendizado encontram problemas para acompanhar suas melhoras específicas e também pontuar exatamente onde estão os seus bloqueios. Quanto mais conteúdos os estudiosos têm sobre o comportamento dessas pessoas, os dados tornam-se mais precisos e facilitam a solução de cada caso.

8 - São bons para organização
Um dos principais pontos fracos desse tipo de aluno é a falta de organização, por vários motivos. Com os iPads, os estudantes não perderão as lições de casa, trabalhos, livros, entre outros materiais didáticos, já que tudo estará devidamente armazenado no sistema operacional do tablet.

9 - Tiram os estigmas dos alunos
Geralmente, os alunos com problemas tendem a achar que estão à margem do resto da sala e utilizar estratégias de ensino que enfatizem as diferenças entre os alunos só piorará a auto estima deles. Os iPads oferecem métodos alternativos de ensino, porém não fazem com que os alunos sintam-se marginalizados, afinal a ferramenta é vista como uma boa aquisição para as salas de aula.

10 - Podem acalmar alunos com problemas emocionais
Professores e especialistas podem incluir músicas nos iPads para ajuda-los a se acalmar quando tiver com problemas emocionais. Portanto, os iPads e seus aplicativos podem melhorar demasiadamente a vida escolar dos alunos com problemas de aprendizado e até tornar a experiência de freqüentar as escolas agradável.