BRASILEIRO
Filme de Vicentini Gomez é selecionado para festival em Lisboa
Ator brasileiro consagrado, com passagem na Rede Glogo e atualmente no SBT recebe mais uma premiação como diretor
11/03/2015 | - Atualizado em 11/03/2015 - 12h23 Fernanda Bugallo
fernanda.bugallo@rac.com.br
Foto: Divulgação.
Os atores Fabio Santini e Ana Lúcia Torre durante a gravação do filme "Carlos Gomes"
Os atores Fabio Santini e Ana Lúcia Torre durante a gravação do filme "Carlos Gomes"
 
O diretor, dramaturgo e ator Vicentini Gomez que logo estará novamente na telinha da televisão brasileira com a novela  "Cúmplices de um Resgate" que tem sua estréia prevista para junho no SBT, acaba de ser selecionado para um festival de filmes em Lisboa.
 
O filme selecionado é o "Carlos Gomes" da série “Brincando e aprendendo com ruas, becos, avenidas & alamedas” que foi classificado para a 6ª edição do FESTin ( Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa). Ele será exibido na mostra Festinha, que acontece entre 08 e 15 de abril no Cinema São Jorge em Lisboa.
 
Esse será mais um prêmio para Vicentini Gomez, que teve diversas indicações internacionais, ano passado, para festivais importantes na Colômbia, Equador, Espanha e também em Portugal por uma outra série: " A gente sorocabana". Documentário que conta a história da cidade paulista de Sorocaba, a "Moscou Brasileira".
 
Sinopse: 
 
Plaquita tem roteiro e direção de Vicentini Gomez e é uma série de oito filmes que conta episódios que acontecem no cotidiano nas ruas das cidades. Ela viverá inúmeras aventuras a partir do momento em algúem faz algo politicamente incorreto ao lado de um poste. Plaquita vai saltar de sua placa de rua, ganhará vida em animação e gritará aos quatro cantos do mundo seu bordão: “Eu fico azul de raiva”.
 
Neste filme, Plaquita fica indignada quando os moradores do redor usam o seu poste como depósito de lixo. Resolvida a questão, Plaquita vai contar a trajetória de vida do maior compositor da música Brasileira, e do por que Carlos Gomes merecer estar batizando aquela placa de rua. 
 
O elenco é formado por Ana Lucia Torre, Fábio Saltini e Carol Mello; A animação em 3D é de Gilberto Caserta, a Computação Gráfica e Finalização de Hugo Caserta 
e a Trilha Sonora original pertence à Michel Vicentine.
 
 
Sobre o festival:
 
O FESTin -Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa- tem como missão a difusão e o desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, valorizando as origens históricas e culturais dos países, discutindo o futuro do cinema e a sua contribuição como linguagem artística  para a compreensão e a prática dos direitos humanos, da cidadania e da inclusão social. 

O FESTin é organizado pela Asculp- Associacão Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa. Tem Co-produção do Cinema São Jorge.