Risoni Crocante: receita fácil e muito gostosa

Risoni Crocante: receita fácil e muito gostosa

proximo
Fez essa receita?
Compartilhe uma foto!
Enviar por email

Modo de Preparo



    Ingredientes

    - 75 g de manteiga
    - 1 cebola grande em cubinhos miúdos
    - 2 xícaras de risoni
    - 1 xícara de vinho branco seco
    - 1 litro de caldo de galinha
    - 1 xícara de queijo parmesão ralado
    - sal e pimenta-do-reino
    - manteiga para untar

    Modo de preparo

    Para quem não conhece, o Risoni é um macarrãozinho com forma de arroz, também é conhecido por "risi" ou "pasta a riso". Inicialmente pensado para compor sopas, notou-se que ele fica uma delícia em saladas, como acompanhamento para uma boa carne ou até mesmo para comer como entrada.
    Aqueça 25 g de manteiga numa panela média, junte metade da cebola e quando começar a dourar acrescente o risoni. Misture até envolver os grãos com a manteiga, junte o vinho, aguarde secar, acrescente 1 colher de chá de sal, o caldo e mantenha no fogo por cerca de 15 minutos, até que o risoni esteja cozido, mas ainda “al dente”.
     
    Retire do fogo e misture a manteiga restante e metade do parmesão. Aqueça o forno a 180oC (médio) e unte com manteiga uma assadeira média, se preferir cortar e servir em quadrados, ou um refratário que vá diretamente à mesa. Espalhe o risoni na assadeira, alise para deixar a camada uniforme, polvilhe com a outra metade do parmesão e leve ao forno por cerca de 30 minutos, até que a superfície esteja dourada. Retire do forno e sirva.


VEJA TAMBÉM