CRONOLOGIA

15 curiosidades sobre a história dos relógios

Descubra quantos tipos de relógios já existiram no decorrer da história
30/03/2015 | - Atualizado em 30/03/2015 - 14h36 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
 
 
 
1. A ciência relacionada aos instrumentos de medição de tempo chama-se Horologia.
 
A ciência relacionada aos instrumentos de medição de tempo chama-se Horologia
 

2. O relógio é um aparelho usado para indicar a hora. É considerada uma das invenções humanas mais antigas.
 
O relógio é um aparelho usado para indicar a hora. É considerada uma das invenções humanas mais antigas.
 


3. Acredita-se que a primeira forma de noção de “marcação” do tempo foi O relógio de Sol, que funcionava a partir da análise da sombra projetada de um objeto no chão, assim as linhas das horas eram marcadas na pedra a intervalos regulares.
 
Acredita-se que a primeira forma de noção de "marcação" do tempo foi O relógio de Sol, que funcionava a partir da análise da sombra projetada de um objeto no chão, assim as linhas das horas eram marcadas na pedra a intervalos regulares
 
 
4. Como esses relógios foram criados no hemisfério Norte, a sombra girava sempre da esquerda para a direita, devido à inclinação natural da Terra. Na região Norte do planeta o sol segue do leste para o sul e do sul para o oeste, ou seja, projetando sombras do oeste para o norte e do norte para o leste, definindo assim o que conhecemos por sentido horário. 
Vale lembrar que o sentido horário padrão (da esquerda para direita) acabou virando referência para muitas coisas, como por exemplo, para a escala de números inteiros – positivos à direita do zero, negativos à esquerda. 
 
Como esses relógios foram criados no hemisfério Norte, a sombra girava sempre da esquerda para a direita, devido à inclinação natural da Terra. Na região Norte do planeta o sol segue do leste para o sul e do sul para o oeste, ou seja, projetando sombras do oeste para o norte e do norte para o leste, definindo assim o que conhecemos por sentido horário
 
 

5. Em seguida, temos o Relógio de Água: O relógio de água consiste de um recipiente de água no qual é feito um furo. Em seguida, recolhe-se essa água num recipiente (um jarro, por exemplo). Encher o jarro demanda um tempo. Este intervalo de tempo passa a ser uma referência.
 
Em seguida, temos o Relógio de Água: O relógio de água consiste de um recipiente de água no qual é feito um furo. Em seguida, recolhe-se essa água num recipiente (um jarro, por exemplo). Encher o jarro demanda um tempo. Este intervalo de tempo passa a ser uma referência
 
 
6. Com o mesmo princípio do Relógio de Água, a ampulheta – bastante conhecida – funciona a partir da passagem de uma quantidade de areia de um dos recipientes num fundo fechado para outro, através de um orifício estreito. Esse processo demanda um tempo constante, que é usado como um intervalo constante, servindo de referência para a medição de intervalos de tempo.
 
Com o mesmo princípio do Relógio de Água, a ampulheta - bastante conhecida - funciona a partir da passagem de uma quantidade de areia de um dos recipientes num fundo fechado para outro, através de um orifício estreito. Esse processo demanda um tempo constante, que é usado como um intervalo constante, servindo de referência para a medição de intervalos de tempo
 
7. A invenção do relógio mecânico no século 13 iniciava uma mudança dramática nos métodos de medição de tempo
 
A invenção do relógio mecânico no século 13 iniciava uma mudança dramática nos métodos de medição de tempo
 


8. Todos os relógios modernos, mecânicos e digitais, e o atômico, por exemplo, usam o princípio da oscilação. Eles consistem em um objeto que repete o mesmo movimento várias vezes num mesmo intervalo de tempo.
 
Todos os relógios modernos, mecânicos e digitais, e o atômico, por exemplo, usam o princípio da oscilação. Eles consistem em um objeto que repete o mesmo movimento várias vezes num mesmo intervalo de tempo.

 
9. O primeiro Relógio de bolso, por volta de 1500, ficou conhecido como "Ovo de Nuremberg", devido ao seu formato. Foi construído basicamente de ferro, com corda para quarenta horas, um indicador e por um complexo mecanismo para badalar. Foi sem dúvida, em muitos países, o acelerador para diversas invenções e melhorias, principalmente na Europa, engatilhando, de maneira vertiginosa, a indústria relojoeira.
 
 primeiro Relógio de bolso, por volta de 1500, ficou conhecido como "Ovo de Nuremberg", devido ao seu formato
 
 
 
10. Até o ano de 1580 não existiam métodos para determinar, de uma forma razoavelmente precisa, intervalos de tempo relativamente curtos. Essa situação se modificou com a descoberta, por Galileu, do isocronismo do pêndulo. Isto é, o período do pêndulo não depende de amplitude do movimento oscilatório (dependendo apenas do tamanho do pêndulo). Essa descoberta serviu de base para a construção do Relógio de Pêndulo, acionados através de pesos ou molas.

Até o ano de 1580 não existiam métodos para determinar, de uma forma razoavelmente precisa, intervalos de tempo relativamente curtos


11. Os primeiros relógios usados por pessoas, com um uso não industrial ou científico, foram os relógios de bolso. Eram incrivelmente raros e, vistos como fortes sinais de riqueza, semelhante às jóias, um símbolo da aristocracia daquele tempo, tendo ele sido inventado no fim do século XIX
 
Os primeiros relógios usados por pessoas, com um uso não industrial ou científico, foram os relógios de bolso
 
 
12. O relógio de pulso foi inventado pela empresa Patek Philippe, embora costume-se atribuir, erroneamente, a Santos Dumont essa glória.
 
A verdade é que “o pai da aviação” pretendia cronometrar o tempo de voo dos seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como Santos Dumont tinha dificuldades em tirar, constantemente, o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas.
 
O relógio de pulso foi inventado pela empresa Patek Philippe
 
 

13. Em Março de 1904 Cartier apresentou-lhe o que é considerado, o primeiro relógio de pulso do mundo, batizado de Santos, com pulseira de couro, fabricado na França.
 
 Em Março de 1904 Cartier apresentou-lhe o que é considerado, o primeiro relógio de pulso do mundo, batizado de Santos, com pulseira de couro, fabricado na França.

 
14. A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas.
 
A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas
 
15. Hoje em dia, os relógios são fabricados por todas as partes do mundo e ele deixou de ser um item básico para medição do tempo e passou a ser um acessório de moda.
 
Hoje em dia, os relógios são fabricados por todas as partes do mundo e ele deixou de ser um item básico para medição do tempo e passou a ser um acessório de moda
Com dois modelos diferentes de relógios completos e modernos, o Grupo RAC oferece uma promoção especial para seus internautas. 

Na promoção “Tem mais estilo, quem tem conteúdo!” você escolhe o relógio que combina mais com sua personalidade e estilo e tem acesso por 03 Meses à Assinatura Digital do Jornal Correio Popular.