CORPO E MENTE

Os benefícios da espiritualidade para o bem-estar

Pesquisas comprovam que a fé pode ajudar pacientes a lidarem melhor com as doenças, trazendo benefícios para o corpo e para a mente
27/03/2015 | - Atualizado em 27/03/2015 - 21h32 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito é capaz de melhorar a qualidade de vida
Equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito é capaz de melhorar a qualidade de vida


Equilíbrio emocional é a chave para o bom funcionamento do corpo. Como consequência, a Fé no Sagrado, em algo divino, pode resultar nesse equilíbrio corpóreo necessário para a estabilidade da vida emocional e, consequentemente, mental e física. 

A influência da espiritualidade na qualidade de vida sempre foi fonte de estudo de e questionamento de especialistas de diversas áreas. Uma pesquisa inédita vem sendo realizada na Santa Casa de Porto Alegre, em parceria com a Universidade de Duke, nos Estados Unidos, para mensurar os benefícios biológicos da fé. O estudo quer descobrir se pacientes com alguma crença têm menos inflamações no pós-operatório de cirurgia de ponte de safena. A primeira etapa da pesquisa foi recentemente concluída e detectou: a religiosidade é usada para lidar com as adversidades da doença, e pacientes gostariam que seu médico conversasse sobre o assunto.

Você também poderá se interessar por:
- Como encontrar o equilíbrio emocional em três passos essenciais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a espiritualidade como um fator que não deve ser desprezado, porque pode gerar equilíbrio e declara que, quando ela é bem empregada, o resultado observado é um reflexo positivo na saúde psíquica, social e biológica, tal como o bem-estar do indivíduo.

Você também poderá se interessar por:
- 4 dicas para trabalhar o emocional de novos empreendedores

Em um outro estudo, que foi publicado em reportagem pelo site 'Viva Saúde', mostra que a ciência comprovou que pessoas espiritualizadas podem diminuir o risco de alguns tipos de doenças como as cardiovasculares, o diabetes, acidentes vasculares cerebrais (AVC), infartos e insuficiência renal. Além de amenizar os sintomas de doenças crônicas como AIDS e câncer. Isso porque ao adquirir o autoconhecimento e a aceitação proporcionados pela fé, o indivíduo consegue mudar seus hábitos, como melhorar a alimentação, praticar atividade física, ter um sono reparador e manter o equilíbrio nos pensamentos e atitudes. A espiritualidade também ajuda a combater a depressão, já que atenua os sentimentos de amargura, raiva, estresse e mesmo ressentimentos. 
 
Veja também