HIDRATE-SE

4 frutas que funcionam como hidratante natural para o seu organismo

Os líquidos ajudam a repor nutrientes perdidos pelo organismo, no bom desempenho e na recuperação após a atividade física
24/03/2015 | - Atualizado em 24/03/2015 - 15h12 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
A ingestão de líquidos deve começar 24 horas antes do exercício, durante a prática e imediatamente após terminar uma prova ou treino
A ingestão de líquidos deve começar 24 horas antes do exercício, durante a prática e imediatamente após terminar uma prova ou treino

Tão essencial quanto ter uma alimentação balanceada é preocupar-se com a hidratação do organismo após os treinos ou provas de corrida. Durante a prática do exercício físico, o corpo humano perde uma boa quantidade de líquidos e sais minerais, como sódio e potássio, que devem ser repostos. O atleta deve consumir a água antes, durante e depois da prática esportiva para ajudar a repor esses nutrientes, além de contribuir para o desempenho e recuperação do esportista.

"Tanto a água potável como a de coco podem ser consumidas e auxiliam na hidratação. Para ajudar nesse processo, antes ou depois da atividade física o atleta pode ingerir também alimentos que contenham grande quantidade de água como melancia, melão, pera, e folhas verdes, por exemplo, alface e espinafre", indica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

A ingestão de líquidos deve começar 24 horas antes do exercício, durante a prática a cada 20 ou 30 minutos e imediatamente após terminar uma prova ou treino.

Confira alguns alimentos ricos em água:

1. Melancia: a fruta é composta por 90% de água, o que a torna um hidratante natural e delicioso.
 
2. Melão: muito refrescante, ele é composto por mais de 90% de água.

3. Folhas verdes: a alface, por exemplo, é composta por 95% de água. Outra folha bastante rica em água é o espinafre, com 92%.

4. Pera: a fruta possui em sua composição cerca de 85% de água e ainda ajuda a repor nutrientes importantes como ferro, potássio e magnésio.