BELEZA

Tenha um sono de beleza e diga adeus às olheiras

Um sono reparador deixa a pele radiante e previne o aparecimento de olheiras
11/03/2015 | - Atualizado em 11/03/2015 - 19h03 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
As poucas horas de sono devido a rotina podem ocasionar as temíveis olheiras
As poucas horas de sono devido a rotina podem ocasionar as temíveis olheiras
Uma boa noite de sono é um das mais importantes aliadas da mulher. Ao contrário do que se imagina, sono da beleza não é só uma expressão. Dormir bem realmente deixa as pessoas mais bonitas. Além de trazer inúmeros benefícios à saúde, o descanso adequado previne o aparecimento das tão temidas olheiras.

De acordo com a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, o corpo produz hormônios associados ao estresse quando não há repouso adequado. "Isso altera funções vitais e provoca palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho, com aumento dos vincos e flácida, pois o hormônio do crescimento, que é responsável pelo tônus muscular e pela renovação celular, é liberado em grande quantidade enquanto dormimos. As olheiras também se acentuam, o que faz com que a aparência fique ainda mais abatida", explica.

Entenda um pouco mais sobre as olheiras

As olheiras aparecem por um conjunto de fatores que, se somados, levam ao aspecto escuro e arroxeado ou amarronzado em volta dos olhos, dando aquele "ar cansado" para as pessoas. Uma das principais causas é o envelhecimento, que está diretamente ligado à qualidade do sono, como explica a consultora. 

Além do sono de má qualidade ou insuficiente, as olheiras surgem por outras razões: hereditariedade, cansaço, proximidade à menstruação, exposição excessiva ao sol, fricção ao limpar e/ou coçar demais a área em torno dos olhos, má respiração bucal, que prejudica a irrigação e a oxigenação na região dos olhos, e bulimia. "O tabagismo também é um grande vilão neste processo, pois também prejudica a oxigenação e irrigação sanguínea e ainda danifica os pequenos vasos na área dos olhos", finaliza Renata.

Tratando o problema

1-Procure dormir ao menos oito horas por noite. Estas horas fazem com que o organismo realize todas as funções necessárias durante o período noturno, além de proporcionar um descanso merecido;

2-Mantenha horários fixos para dormir e acordar. Isso colabora para que seu relógio biológico não seja afetado;

3-Para dormir, dê preferência para a posição de lado e atente-se para que a coluna esteja sempre alinhada. É recomendável utilizar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. E outro entre os joelhos, que deverão estar, preferencialmente, semiflexionados;

4-Uma boa noite de sono exige um ambiente arejado. Para isso, durma em locais bem ventilados e em ambientes escuros. Foi comprovado cientificamente que a luz prejudica os ciclos biológicos e a produção hormonal, já que, quando dormimos na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã;

5-Remova sempre e totalmente a maquiagem antes de dormir e hidrate a pele com cremes durante duas vezes ao dia;

6-Beba pelo menos 1 litro de água por dia, pois ela é o remédio “natural” mais eficaz para hidratar a pele;

7-Alimente-se bem. A vitamina C, por exemplo, ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos. Também é importante fazer as três refeições principais e, antes de dormir, fazer uma refeição leve.
 
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