BOA NOITE

Os 10 mandamentos da higiene do sono para adultos

Uma higiene do sono ruim pode, por si só, causar uma qualidade ruim de adormecimento
10/03/2015 | - Atualizado em 10/03/2015 - 18h43 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
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Uma boa noite de sono é o começo de um amanhecer melhor
Uma boa noite de sono é o começo de um amanhecer melhor
Ter uma noite de sono tranquila é ideal para amanhecer disposto a encarar a rotina diária de trabalho e também de estudos.
 
O Dr. Christiano Perin listou os 10 Mandamentos do Sono e sobre o tempo ideal de sono em cada faixa etária. Além dos distúrbios, uma higiene do sono ruim pode, por si só, causar uma qualidade ruim de adormecimento.

1 – Estabeleça um horário regular para dormir e para acordar;

2 - Se você possui o hábito da sesta, não exceda 45 minutos;

3 - Evite ingerir bebidas alcoólicas 4 horas antes do horário de dormir e não fume;

4 - Evite ingerir bebidas com cafeína (café, chá preto, refrigerantes de cola, chocolate) 6 horas antes do horário de dormir;
 
5 - Evite refeições pesadas, excessivamente picantes ou adocicadas 4 horas antes do horário de dormir;
 
6 - Faça exercícios físicos regularmente mas não próximo do horário de dormir;
 
7 - Durma em uma cama confortável;
 
8 - Encontre uma temperatura ambiente confortável para o sono e mantenha o
quarto bem ventilado;
 
9 - Elimine todos os ruídos do quarto e mantenha o quarto o mais escuro possível;
 
10 - Reserve a sua cama apenas para dormir e ter relações sexuais, evitando usa-la para o trabalho ou fazer refeições;

Fonte: WASM – World Association of Sleep Medicine.