ESCRITA

9 Dicas para escrever um bom texto

Trabalhos acadêmicos tendem a dar muita dor de cabeça para os alunos. Saiba como evitar problemas
26/03/2015 | - Atualizado em 26/03/2015 - 15h38 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Você não precisa pensar na frase perfeita para ser um bom escritor
Você não precisa pensar na frase perfeita para ser um bom escritor
 

O processo para escrever o primeiro texto importante geralmente é muito estressante para os alunos. Muitas escolas e a maioria das universidades solicitam trabalhos de conclusão de curso mais elaborados e os alunos costumam passar nervoso com a elaboração do projeto. A seguir, confira as dicas para obter sucesso no texto:

1- Faça uma pausa
Depois de realizar as pesquisas, dê um tempo para começar a escrever o texto que será avaliado. Caso você não tenha muitos horários vagos disponíveis, opte por uma soneca antes de começar a produzir.

2- Estabeleça metas
A pressão muitas vezes pode atuar a favor dos alunos e, por isso, é interessante que você crie uma lista de tarefas a serem cumpridas. Além disso, monte uma agenda com o tempo limite para a realização de cada uma delas. Assim, o trabalho ficará pronto na data necessária e com menos estresse.

3- Crie um esquema
Esse tipo de estrutura facilita a organização das ideias e garante que você mantenha-se focado nos pontos principais a serem abordados durante o projeto.

4- Não pense muito, só escreva
Ao começar a escrever, não se preocupe em formular frases perfeitas. Foque em formalizar todas suas ideias no texto e, posteriormente, edite tudo que você desejar a respeito da coesão, coerência e questões gramaticais.

Você também poderá se interessar por:
10 sites para baixar livros gratuitamente
10 livros mais vendidos do Brasil nos últimos tempos

5- Coloque todas as ideias no papel
Documente os pensamentos que você acredita que podem criar um bom diálogo com o texto. Caso você perceba que eles não combinam com o teor e conteúdo de sua produção, corte-os, mas não deixe que a possibilidade de não servir o empeça de escrever.

6- Fale sobre o projeto
Dizer o conteúdo que você está estudando em voz alta pode ajudá-lo a pensar em mais argumentos para defender seu projeto.

7- Se você cansar, mude de tópico
Quando você não estiver mais com uma boa produtividade para abordar determinado assunto do projeto, vá para outra área. O maior objetivo dessa técnica é continuar agregando conteúdos de boa qualidade ao material, gerando flexibilidade para os pensamentos.

8- Faça pausas
Ficar muitas horas seguidas em frente ao computador pode diminuir a qualidade do trabalho. É interessante que você faça pausas para descansar a mente e, assim, escrever melhor.

9- Selecione o que você comerá e beberá
Ingira alimentos que darão energia e evite os mais pesados, porque podem causar sono e atrapalhar o rendimento pessoal. Além disso, beba muito líquido para se manter hidratado.