FINANÇAS

Conseguiu seu primeiro estágio? Veja como investir seu dinheiro

Conseguiu seu primeiro estágio? Veja como investir seu dinheiro
18/03/2015 | - Atualizado em 18/03/2015 - 14h57 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Shutterstock
Fazer um levantamento sobre os seus gastos e evitar despesas desnecessárias é indispensável para uma vida financeira sustentável
Fazer um levantamento sobre os seus gastos e evitar despesas desnecessárias é indispensável para uma vida financeira sustentável


Conseguir um estágio é sempre uma grande conquista para os jovens e costuma marcar o início da independência financeira. No entanto, raramente existe uma preocupação com investimentos financeiros nessa fase da vida profissional, o que pode representar a perda de boas chances de investimento.

Se você está estagiando, confira boas dicas de como aplicar corretamente o seu dinheiro:

1 – Organize seu orçamento
Faça um levantamento sobre os seus gastos, evitando despesas desnecessárias e estabeleça uma cota para cada despesa que você tenha, como transportes e até mesmo gastos com vida social. Tenha consciência que o número total deve ser menor ou superior ao seu salário, para que você evite dívidas e, se possível, consiga guardar dinheiro.

2 – Estabeleça metas
Pense em quais são os seus objetivos para os próximos anos – por exemplo, intercâmbio ou a compra da casa própria - e como você irá alcançá-los. Certamente você precisará de investimentos para isso, portanto, é interessante economizar desde já. Uma vez que você tenha claras as prioridades, verá um motivo em guardar o dinheiro, o que aumentará a motivação e tornará o processo mais significativo. Para isso, uma boa dica é criar poupanças e transferir uma soma imediatamente após o pagamento, assim você não cairá na tentação de gastá-la à toa.

3 – Preocupe-se com seu bem estar
Lembre-se que você não será jovem para sempre, portanto, é importante se preocupar com a sua segurança no futuro. Investir em planos de aposentadoria privada, seguros e até mesmo em planos de saúde é uma maneira de cuidar de si próprio e evitar problemas maiores. No caso da aposentadoria, pense que quanto antes você começar a contribuir, mais rápido poderá se aposentar, portanto, vale a pena considerar essa medida.

4 – Livre-se das dívidas o quanto antes
Se você tiver que pagar algum tipo de financiamento estudantil ou qualquer outro débito, faça-o assim que possível para que a dívida não aumente com os juros. Além de se tranquilizar financeiramente, você poderá começar a guardar dinheiro mais rápido.
Veja também