CARREIRA

10 atitudes que te levam a ficar mais perto do seu sonho

Refletir é prática essencial quando se quer conquistar uma meta
18/03/2015 | - Atualizado em 18/03/2015 - 14h59 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Anotar seu sonho num caderno junto à metas para alcançá-lo é um começo e tanto para seu futuro
Anotar seu sonho num caderno junto à metas para alcançá-lo é um começo e tanto para seu futuro


Todas as pessoas, independentemente da idade, têm grandes sonhos e, muitas vezes, se sentem distantes de realizá-los. Às vezes, a razão está no fato de não saber por onde começar a colocá-lo prática. Noutras situações, a insegurança quanto ao seu potencial parece um obstáculo até mesmo para tentar dar o primeiro passo. Há ainda a preocupação com o tempo: como conciliar estudos, trabalho, família e ainda correr atrás dos seus objetivos?
 
Se você se identificou com esta situação, não se preocupe. O site 'Universia Brasil' reuniu 20 pequenas atividades que você pode incluir diariamente na sua rotina para deixá-lo mais próximo de alcançar suas metas sem exigir muita dedicação, afinal você apenas precisará de 30 minutos para fazê-las. Confira:

1 – Imagine seu futuro
Aqueles minutos antes de dormir ou então aqueles usados para se deslocar até a faculdade são ótimos períodos para projetar o que você deseja para o seu futuro. Faça esse exercício mental para ir aos poucos construindo as bases para começar a colocar seu sonho em prática.

Você também poderá se interessar por:

2 – Leia
A leitura é uma grande fonte de inspiração, tanto para quem já está seguro sobre seu futuro ideal, quanto para aqueles que aos poucos estão descobrindo o que querem. Você pode dedicar alguns minutos do seu dia para ler biografias, obras sobre negócios ou ainda ficção para analisar maneiras de ficar mais próximo do seu sonho. Não se esqueça de ler também os blogs especializados na área que você mais ambiciona. Eles podem oferecer materiais para você se familiarizar gradualmente com os termos e o universo desta carreira, por exemplo.

3 – Expresse sua criatividade
Não tem problema se você não tem habilidades artísticas, afinal os desenhos são apenas uma maneira de você colocar no papel suas vontades e anseios, quase como um diário imagético. Portanto, não se acanhe. Sente à mesa e faça alguns esboços para colocar no papel toda sua criatividade.

4 – Escreva
Outra maneira de se expressar é escrevendo. Não importa de isto será redigido numa plataforma de blog ou num caderno pessoal, se será um poema, uma obra de ficção, uma autobiografia ou apenas relatos íntimos do seu dia. O importante é colocar seus pensamentos na ponta do lápis e discuti-los através das palavras para chegar às conclusões sobre seus próximos passos.

Você também poderá se interessar por:
- 10 livros mais vendidos do Brasil nos últimos tempos

5 – Escute as pessoas
Seus amigos, família e seus professores são pessoas que podem te ajudar a conseguir motivação para continuar correndo atrás das suas vontades. Por isso, não hesite em recorrer a eles para obter conselhos, sobretudo quando estiver duvidando do seu potencial.

6 – Faça exercícios físicos
Correr, assim como outros exercícios aeróbicos, é uma maneira de estimular sua criatividade, afinal faz com seu sangue flua em determinado ritmo que incentiva sua atividade cerebral. Além de cuidar da saúde, dedicando alguns minutos a esta atividade você também estará esboçando ideias para o seu futuro.

7 – Entre em contato com a natureza
Outro estímulo à criatividade está em deixar a cidade grande para trás e ficar perto das paisagens naturais. Mudar o cenário no meio da sua rotina pode ser uma ótima forma de obter novas fontes de inspiração.

8 – Encontre-se com pessoas diferentes
Tomar café com profissionais e colegas que têm ideias diferentes das suas é um modo bastante divertido para ter ideias criativas e até mesmo remodelar seus sonhos. Por isso, quando fizer um intervalo no trabalho, convide pessoas da sua equipe para compartilhar ideias sobre o futuro. Elas podem te dar conselhos valiosos.

9 – Aproveite o silêncio
Refletir é outra prática essencial quando se quer conquistar uma meta. Deste modo, ao menos uma vez por dia vá para um lugar calmo para colocar as ideias no lugar e pensar sobre todas as informações que você aprendeu hoje, principalmente sobre como elas podem te deixar mais próximo do seu sonho.

10 – Faça aulas de improviso
Esta é uma maneira de melhorar sua confiança para continuar batalhando pelos seus sonhos, desenvolver suas habilidades discursivas e ainda aprimorar sua linguagem corporal, habilidades favoráveis a qualquer sonho que você possa ter. Portanto, inclua mais um método de obter inspiração no seu dia.

Veja também